Grupo de pesquisadores da Odontopediatria e Fonoaudiologia lança audiobook audiodescritivo para deficientes visuais

O grupo de pesquisa coordenado pela Professora Doutora Júnia Maria Cheib Serra-Negra do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) com participação de alunos dos cursos de Fonoaudiologia e Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), elaborou um audiobook audiodescritivo da versão eletrônica para impressão do “Guia de Orientações Odontológicas para Bebês” direcionado aos pais e responsáveis por crianças de 0 a 3 anos de idade. O guia foi idealizado por alunos e professores da Odontopediatria e financiado pelo Colegiado de Pós Graduação em Odontologia (CPGO).

Desde a inserção de dois fonoaudiólogos (Lucas Teles e Raquel Santos) no Mestrado em Odontologia e com participação de duas alunas de graduação em fonoaudiologia (Erika Rodrigues e Mayane Miranda), o grupo tem realizado pesquisas em torno da acessibilidade para a comunidade de pessoas com deficiência visual e auditiva. Está prevista uma outra versão do guia em Língua Brasileira de Sinais (Libras – utilizada pela comunidade surda brasileira) a ser divulgada ainda neste semestre.

Grupo de Pesquisa Fonoaudiologia/Odontologia orientado pela Professora Doutora Júnia Maria Cheib Serra-Negra (à direita).

Para a equipe, a interdisciplinaridade possibilita um diálogo melhor entre as diferentes áreas do conhecimento, estabelece parcerias importantes e gera avanços tanto no conhecimento científico como na sociedade como um todo. O “Guia de Orientações Odontológicas para Bebês” em formato audiobook audiodescritivo possibilitará aos deficientes visuais que acessarem a página da Faculdade de Odontologia da UFMG, ter acesso a informações importantes no que se refere à saúde bucal de seus filhos(as).

O material está disponível gratuitamente. Para acessar clique aqui.