Professores de Odontopediatria e alunos de pós-graduação e graduação participam do 50º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Odontopediatria e Ortodontia

Aconteceu dos dias 1 a 3 de setembro de 2019 na Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP UNICAMP, o 50º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria (GRUPO). O GRUPO é uma sociedade civil de caráter cultural e científico, sendo um de seus objetivos principais a congregação e sistematização do ensino e pesquisa nas áreas de Ortodontia/Ortopedia Facial e Odontopediatria. Professores e alunos de pós-graduação e graduação ligados ao Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO-UFMG) estiveram presentes no evento participando das atividades realizadas e apresentando trabalhos científicos na modalidade pôster.

O professor Saul Martins Paiva, atual vice-presidente do GRUPO, coordenou o simpósio “O Papel das Mídias Sociais no Aprendizado em Odontopediatria” e a professora Isabela Almeida Pordeus coordenou a oficina sobre “Metodologias Ativas de Ensino”. Esteve presente ainda participando das atividades a professora Júnia Serra-Negra. O professor Saul destaca que “As reuniões do GRUPO oportunizam a troca de experiências entre docentes e discentes da área de Odontopediatria e Ortodontia de diferentes instituições brasileiras. Ademais, é uma excelente oportunidade para o estabelecimento de parcerias interinstitucionais visando o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas referidas áreas”.

Equipe de professores que conduziu o simpósio “O Papel das Mídias Sociais no Aprendizado em Odontopediatria”. Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Thiago Cruvinel, Profa. Dra. Ana Estela Haddad, Prof. Dr. Saul Martins Paiva, Profa. Dra. Mary Caroline Skelton Macedo, Profa. Dra. Carolina Steiner Oliveira Alarcon e Profa. Dra Letícia V.F.M. Lemos .

Profa. Dra Isabela Almeida Pordeus durante oficina sobre metodologias ativas de ensino.

Além da participação dos professores, o 50º evento do grupo contou com a presença de alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Odontologia da FAO UFMG, além de alunas de graduação que desenvolvem trabalhos de iniciação científica. Segundo a acadêmica Letícia Martins, doutoranda em Odontopediatria “Participo de congressos desde 2014, quando era aluna de Iniciação Científica, e essa foi a terceira vez que participei do GRUPO, sendo que cada evento foi uma experiência diferente. Participar desse encontro, que é voltado especificamente para a Ortodontia e Odontopediatria, agrega um imenso valor em conhecimento e em troca de experiências e me proporcionou conhecer diferentes trabalhos realizados no Brasil, além de apresentar o meu trabalho de Dissertação, acompanhar outros 3 trabalhos provenientes da pesquisa realizada durante o meu mestrado, participar de palestras com temas atuais e conhecer profissionais que são referência na área”.

A aluna de doutorado Letícia Martins durante a apresentação de seu trabalho científico.

Kátia Bragança, aluna de iniciação científica e representante da Liga Acadêmica de Saúde Infantil (LASI) declara que “Essa foi minha primeira participação em um congresso à nível nacional, e achei ótima a oportunidade de apresentar um pouco do meu trabalho de iniciação científica e conhecer e participar de atividades com professores que admiro na Odontopediatria Brasileira. Além disso, como aluna de graduação, considero de extrema importância o objetivo de aprimoramento do ensino nas reuniões do GRUPO. Para nós alunos, essa troca de experiência entre professores é muito benéfica.”

A aluna de graduação Kátia Bragança, durante a apresentação de seu trabalho de iniciação científica orientado pela Professora Patrícia Zarzar.

O Encontro do GRUPO finalizou com um almoço de encerramento onde toda a equipe de professores, pós-graduandos e alunos de graduação da FAO UFMG se reuniram aos demais participantes para celebrar o sucesso do evento.

Equipe de professores, pós-graduandos e alunos de graduação da FAO UFMG durante o almoço oficial de encerramento do 50º encontro do GRUPO.