Participação ativa de docentes e discentes da FAO UFMG na 36ª Reunião Anual da SBPqO e primeiro ano da professora Isabela Almeida Pordeus como presidente do evento

Aconteceu em Campinas, de 4 a 7 de setembro de 2019, a 36a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), o principal congresso de pesquisa na área da Odontologia no Brasil. A SBPqO é a Divisão Brasileira da Internacional Association for Dental Research (IADR), sendo considerada a maior divisão da América Latina e uma das mais representativas da IADR mundialmente. O evento tem por objetivo a apresentação e a discussão dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos em Instituições Brasileiras de Ensino e Pesquisa, envolvendo alunos de Iniciação Científica, Mestrandos, Doutorandos e Pós-Doutorandos, até pesquisadores seniores.

Em 2019, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) contou com aproximadamente 90 trabalhos apresentados por discentes da graduação e da pós-graduação (nível Mestrado e Doutorado) no evento. O Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Faculdade de Odontologia (FAO) da UFMG foi representado por docentes que ministraram cursos, Lunch&Learning e que participaram das comissões avaliadoras dos trabalhos.

A Profa. Dra. Cristiane Baccin Bendo durante o Lunch&Learning ministrado por ela sobre “Análise fatorial exploratória e confirmatória aplicada ao desenvolvimento e validação de questionários”.

A Profa. Dra. Carolina de Castro Martins durante o Lunch&Learning ministrado por ela sobre “Uso do GRADE em Revisões Sistemáticas: avaliação da certeza da evidência e força da recomendação”.

O Prof. Dr. Paulo Antônio Martins-Júnior durante o Lunch&Learning ministrado por ele sobre “Significância clínica e estatística: qual a diferença?”.

Este foi o primeiro ano de atuação da professora Isabela Almeida Pordeus, coordenadora do Colegiado de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG, como presidente da SBPqO. Segundo a professora Isabela “a SBPqO foi fundada em 1983 e, portanto, a 36ª Reunião tem um significado especial, uma vez que é a primeira vez que sua organização foi coordenada por representante de Minas Gerais”. Ainda de acordo com ela “foram 3.548 resumos apresentados, sendo que em torno de 2.600 foram apresentados por pesquisadoras,  o que aponta para o importante papel da mulher na ciência odontológica. Outro aspecto relevante de se destacar é termos tido apresentadores oriundos de todos estados brasileiros, à exceção de Roraima. Isto aponta para a grandeza da Odontologia brasileira! Enfim, tenho muito orgulho de estar como presidente desta importante Sociedade!”.

Vale mencionar também o fato do professor Saul Martins de Paiva ter sido nomeado como novo editor científico da Brazilian Oral Research que é a revista oficial de publicação da SBPqO e que apresenta reconhecimento internacional.

 

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Durante a cerimônia de abertura da 36ª reunião da SBPqO, o hino nacional foi cantado pela professora do SCA Júnia Maria Cheib Serra-Negra e interpretado em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo aluno de mestrado Lucas Rodrigues Teles. Para Lucas, “representar a comunidade surda na interpretação do hino nacional em Libras, emocionou-me! Acredito que expressou aos envolvidos o olhar inclinado sobre a acessibilidade e o fato de caminharmos conforme as necessidades da sociedade”.

 

Cerimônia de abertura da 36ª Reunião Anual da SBPqO com a apresentação da Profa. Dra. Júnia Maria Cheib Serra-Negra e o aluno de Mestrado Lucas Rodrigues Teles.

 

EQUIPE DE APOIO

Pela primeira vez, alunos da pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFMG fizeram parte da equipe de apoio da SBPqO, prestando um serviço importante para o sucesso do evento. Foram eles os alunos Alex Júnio Silva da Cruz, Ivana Meyer Prado, Letícia Fernanda Moreira dos Santos, Lucas Rodrigues Teles e Suellen Rocha Mendes. Segundo a doutoranda Ivana, “a experiência de fazer parte da equipe de apoio da 36ª SBPqO foi única e maravilhosa! Podemos conhecer e ampliar os vínculos com vários alunos e professores de diversas universidades do Brasil, além de desenvolver e aprimorar as habilidades necessárias para o trabalho em equipe. Essa experiência comprovou para mim a força que temos quando agimos em conjunto e a grandeza da pesquisa odontológica brasileira.”

 

Equipe de apoio da 36ª Reunião Anual da SBPqO.

Professores avaliadores e equipe de apoio da 36ª Reunião Anual da SBPqO.

PREMIAÇÕES E ENCERRAMENTO

Professores do SCA, alunos de graduação e de Doutorado foram premiados entre as mais de três mil pesquisas apresentadas na reunião. No total foram 4 premiações, dentre as quais destaca-se se o 1º Lugar da modalidade Prêmio Myaky ISSAO com o trabalho “Pré-escolares com sobrepeso e obesidade tem maior prevalência de traumatismo dentário”, que teve orientação dos professores Joana Ramos-Jorge e Saul Martins Paiva em parceria com a professora Maria Leticia Ramos-Jorge da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Além de 2 menções honrosas, sendo uma na modalidade de Prêmio Myaky ISSAO com trabalho orientado pelos professores Cristiane Baccin Bendo, Saul Martins Paiva e Paulo Antônio Martins-Júnior; e outra menção honrosa na modalidade de Apresentação Oral de um estudo sob orientação dos professores Lucas Guimarães Abreu, Isabela Almeida Pordeus e Saul Martins Paiva, bem como da professora Rosangela Almeida Ribeiro, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Por último, o 2º Lugar da modalidade Prêmio Colgate Odontologia Preventiva com o trabalho “A presença de lesões cariosas com consequências pulpares impacta negativamente a qualidade de vida de pré-escolares”, desenvolvido pela aluna de doutorado Jéssica Madeira Bittencourt, orientado pelos professores Cristiane Baccin Bendo, Saul Martins Paiva, Paulo Antônio Martins-Júnior e Isabela Almeida Pordeus. A doutoranda Jéssica declara que “receber esse prêmio foi muito significativo e gratificante para mim, pois além de ter sido a minha primeira apresentação oral na SBPqO, foi a oportunidade de apresentar um trabalho feito com muito amor e afinco durante o mestrado, resultado de um excelente trabalho em equipe, graças à dedicação de pessoas com as quais contei durante o desenvolvimento do estudo.”

 

A doutoranda Jéssica Madeira Bittencourt foi premiada com o 2º Lugar da modalidade Prêmio Colgate Odontologia Preventiva.

A solidez do Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFMG (que atualmente possui nota máxima na avaliação da CAPES) na comunidade científica pode ser demonstrada por meio do reconhecimento viabilizado pelas premiações no encerramento do evento, bem como pela consolidação de parcerias acadêmico-científicas firmadas com renomadas instituições de ensino nacionais e internacionais.

Diretoria da SBPqO durante a cerimônia de encerramento da 36ª Reunião Anual da SBPqO.

 

A 37ª Reunião Anual da SBPqO acontecerá de 9 a 12 de Setembro de 2020, no Parque de Exposições Dom Pedro, em Campinas/SP. #savethedate.