Corpo Docente – Área de Odontopediatria

Carolina de Castro Martins

Carolina de Castro Martins

Professora Adjunta

Possui graduação em Odontologia (2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Odontopediatria pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutora em Epidemiologia pela CAPES/UFMG. Professora Adjunta IV (Odontopediatria) da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora visitante e bolsista de pós-doutorado na McMaster University (CAPES, 2017/ 2018). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Epidemiologia Clínica, Prática Baseada em Evidências, revisões sistemáticas e Odontopediatria.
SALA: 3319 - RAMAL: 2398

Cristiane Baccin Bendo Neves

Cristiane Baccin Bendo Neves

Professora Adjunta

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004); mestrado (2009) e doutorado (2013) em Odontologia, área de concentração de Odontopediatria, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) e coordenadora do Núcleo de assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como pesquisadora principalmente nos seguintes temas: odontopediatria, traumatismos dentários, qualidade de vida, validação de instrumentos.
SALA: 3317 - RAMAL: 2432

Cristiane Meira Assunção

Cristiane Meira Assunção

Professora Adjunta

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (2003), Especialização em Odontopediatria pela ABO-PR (2006) e Mestrado em Odontologia na Universidade Federal do Paraná, Área de Concentração: Saúde Bucal Durante a Infância e Adolescência (2011). Possui Doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Área de Concentração Clínica Odontológica/Odontopediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), na Universität Bern entre julho/2014 a junho/2015. Foi professora substituta na UFPR (Biossegurança e Estágio I). Participou do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) como residente pós doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente é Professora Adjunta na Faculdade de Odontologia, Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) na Universidade Federal de Minas Gerais.
SALA: 3341

Fernanda Bartolomeo Freire-Maia

Fernanda Bartolomeo Freire-Maia

Professora Adjunta

Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), Mestrado em Odontopediatria pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e Doutorado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Professora Adjunto da FO-UFMG desde 1996, tendo fundado a Clínica de Odontologia para Bebês, em 2006. Odontopediatra da Clínica Lifedent Odontologia Integrada Ltda, desde 1989. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase nos seguintes temas: Odontopediatria, Odontologia para bebês. Atual Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento em Odontopediatria da FO-UFMG e atual Tutora da Liga Acadêmica de Saúde Infantil (LASI-FOUFMG).
SALA: 3307 - RAMAL: 2496

Fernanda de Morais Ferreira

Fernanda de Morais Ferreira

Professora Associada

Possui graduação em Odontologia (1997) e Mestrado em Odontologia / área de concentração Odontopediatria (2003) pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FO-UFMG), e Doutorado em Ciências Odontológicas / área de concentração Odontopediatria (2007) pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP). Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior da Fapemig junto à FO-UFMG (2008). Foi professora do Departamento de Estomatologia (Disciplina de Odontopediatria) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Paraná de 2008 a 2015. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria e Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cariologia, dieta, qualidade de vida, alfabetismo em saúde bucal e procedimentos restauradores em Odontopediatria.
SALA: 3317 - RAMAL: 2432

Isabela Almeida Pordeus

Isabela Almeida Pordeus

Professora Titular

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), com Mestrado em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutorado em Epidemiology and Public Health - University College London (1991). É professora titular em Odontopediatria da Universidade Federal de Minas Gerais. Compõe o Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES (GAE/DRI/CAPES) e o Comitê Assessor da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Preside o Comitê Assessor da Área de Ciências da Saúde/PRPq/UFMG (2018-2021). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (Período 2018-2020) e sua vice-presidente no período 2016-2018. Foi coordenadora do Comitê de Assessoramento - Área de Odontologia (CA-OD) do CNPq no período de 2017 a 2018, sendo membro do CA-OD no triênio 2015-18. Coordenou a Área de Odontologia na CAPES (Período 2008/2010 e 2011/14), tendo sido representante titular da Área de Ciências da Vida na Câmara de Ensino Superior do Conselho Técnico-Científico (CTC-ES) (Período 2008/2010 e 2011/14). Foi Diretora-Adjunta de Relações Internacionais da UFMG (Período 2006-2009) e Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação da UFMG (Período 2009-2010). Coordenou e planejou a instalação do Espaço UFMG do Conhecimento (Período 2007-2009). Pertence ao Educational Committee da Organization For Safety And Assepsis Procedures - OSAP. Atua na interface Odontologia, Epidemiologia e Ciências Sociais. Sua linha de investigação versa principalmente sobre os seguintes temas: promoção da saúde, qualidade de vida, epidemiologia da saúde e biossegurança.

Izabella Barbosa Fernandes

Izabella Barbosa Fernandes

Professora Adjunta

Professora Adjunta de Odontopediatria no Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Universidade Federal de Minas Gerais (Atual). Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Atual). Pós doutorado - Bolsista PNPD/Capes - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2018). Doutora em Odontopediatria pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2017). Mestre em Odontopediatria pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2014). Graduada em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2012). Especialista em Endodontia - Instituto de Estudos da Saúde Sérgio Feitosa (IES Pós-graduação) (2018). Integrante do grupo de pesquisa: Odontologia infantil - UFVJM. Realiza estudos com ênfase em Epidemiologia e Controle das Doenças Bucais, qualidade de vida relacionada à saúde bucal, odontopediatria na primeira infância e endodontia na dentição decídua.
SALA: 3338

Joana Ramos Jorge

Joana Ramos Jorge

Professora Adjunta

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2006), mestrado (2010) e doutorado (2013) em Odontologia, área de concentração de Odontopediatria, pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Atualmente é professor adjunto I do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Realiza estudos com ênfase em Epidemiologia e Controle das Doenças Bucais, Repercussão Social das Doenças e Métodos de Detecção de Cárie Dentária. É membro dos grupos de pesquisa Promoção de Saúde - UFMG e Odontologia Infantil - UFVJM.
SALA: 3319 - RAMAL: 2398

Júnia Maria Cheib Serra-Negra

Júnia Maria Cheib Serra-Negra

Professora Associada

A professora Júnia Maria Cheib Serra-Negra possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Odontopediatria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2006). É professora na UFMG desde 1989. Atualmente é professora associada do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA). É coordenadora da área de odontopediatria junto ao programa de pós graduação da UFMG. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento infantil, comportamento, criança, educação em saúde, bruxismo e ansiedade, desordens do sono e cronobiologia. Desenvolve projetos de pesquisa com parcerias multidisciplinares. Em 2016 fez estágio pós doutoral na Università degli studi di Pàdova e no Sleep Lab da Università degli Studi di Bologna, Italia.
SALA: 3322 - RAMAL: 2433

Lucas Guimarães Abreu

Lucas Guimarães Abreu

Professor Adjunto

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptativa pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara (UNESP) e Especialização em Ortodontia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Odontologia (área de concentração em Odontopediatria) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Odontologia (área de concentração em Odontopediatria) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período de um ano no Programa de Doutorado Sanduíche na Universidade de Alberta em Edmonton, Canadá. Atualmente é Professor Adjunto II do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Odontologia com ênfase em Odontopediatria e Ortodontia atuando principalmente nos temas má oclusão, tratamento ortodôntico, qualidade de vida e revisões sistemáticas.
SALA: 3322 - RAMAL: 2432

Marco Aurelio Benini Paschoal

Marco Aurelio Benini Paschoal

Professor Adjunto

Cirurgião-dentista graduado pela Faculdade de Odontologia de Bauru - USP (2006), especialista e Mestre em Ciências Odontológicas Aplicadas, ênfase em Odontopediatria (2009) pela mesma instituição. Doutor em Ciências Odontológicas pelo Programa de Ciências Odontológicas, área de Odontopediatria, pela Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP (2013) com período sanduíche (2012) e Pós-Doutorado (2015) no College of Dentistry of New York University, NY, EUA. Atuação como Professor Adjunto de Odontopediatria na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Apresenta experiência nas temáticas relacionadas à novas tecnologias para o atendimento infantil, ensaios clínicos, fotônica em Odontologia, Microbiologia Oral e defeitos estruturais do esmalte.
SALA: 3338

Miriam Pimenta Parreira do Vale

Miriam Pimenta Parreira do Vale

Professora Titular

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), Mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e Doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nas seguintes áreas: Epidemiologia, Cariologia e Saúde Coletiva, com os seguintes temas: qualidade de vida, traumatismo dentário, cárie dentária e maloclusão.
SALA: 3317 - RAMAL: 2432

Patricia Maria Pereira de Araújo Zarzar

Patricia Maria Pereira de Araújo Zarzar

Professora Associada

Graduação em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (1992), Especialização em Odontopediatria pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), Mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de Pernambuco (1998) e Doutorado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de Pernambuco (2002) e Pos-Doutorado em Saúde Pública pela Harvard School of Public Health. Atualmente é professora Associada de Odontopediatria da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem como linhas de pesquisa: Odontopediatria, Saúde Coletiva, Epidemiologia, Traumatismo Dentário, Capital Social, uso de Drogas ilícitas e consumo de álcool por adolescentes, Abuso físico na infância e qualidade de vida.
SALA: 3317 - RAMAL: 2432

Paulo Antônio Martins Júnior

Paulo Antônio Martins Júnior

Professor Adjunto

Professor Adjunto do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) (2009). Mestre em Odontologia pela UFVJM (2011). Doutor em Biologia Celular pela UFMG (2015). Pós-Doutor em Odontologia pela UFMG (2017). É Diretor fundador da Associação Brasileira de Odontopediatria - Regional Minas Gerais (ABOPED-MG), onde exerce o cargo de diretor - tesoureiro. Atua como Editor Científico da revista Arquivos em Odontologia e membro da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFMG. Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas de: Epidemiologia das doenças bucais em crianças e adolescentes, qualidade de vida relacionada à saúde bucal (OHRQoL), Odontologia baseada em evidências e Nanotecnologia aplicada à Odontologia.
SALA: 3338

Raquel Gonçalves Vieira de Andrade

Raquel Gonçalves Vieira de Andrade

Professora Adjunta

Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2009); Mestrado em Odontologia (com área de concentração em Odontopediatria) pela UFVJM (2011) e especialidade reconhecida em Odontopediatria pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO); Doutorado em Odontologia (com área de concentração em Odontopediatria) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015). Foi professora do curso de Odontologia e membro efetivo do Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO) de 2015 a 2017. Atualmente, é Professora Adjunto do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Odontopediatria, Clínica Odontopediátrica, Odontologia para Bebês e Gestantes, Epidemiologia, Bioestatística, Metodologia do Trabalho Científico e Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal.
SALA: 3317 - RAMAL: 2432

Saul Martins de Paiva

Saul Martins de Paiva

Professor Titular

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), doutorado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado pela Universidade McGill, Montreal, Canadá (2008). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, Epidemiologia, Cariologia e Saúde Coletiva atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, cárie dentária, traumatismo dentário, fluorose dentária, e maloclusão.
SALA: 3322 - RAMAL: 2432

Sheyla Márcia Auad

Sheyla Márcia Auad

Professora Associada

Possui graduação em Odontologia (1986) e especialização em Odontopediatria (1989) pela Faculdade de Odontologia de Três Corações; mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Odontologia pela University of Newcastle upon Tyne, Inglaterra (2006). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolve atividades de ensino, extensão, administrativas e de pesquisa nos níveis de graduação, extensão e pós-graduação. Atua nas linhas de pesquisa Epidemiologia e Controle das Doenças Bucais na Infância e Prevenção e Controle das Doenças Bucais na Infância, com ênfase na abordagem dos seguintes temas: epidemiologia, erosão dentária, cárie dentária, transtornos alimentares, nutrição, dieta e influência dos hábitos alimentares na saúde.
SALA: 3319 - RAMAL: 2398

Atualizado em 15/03/2021.