Inauguração do Projeto “Ciclo de Estudos em Odontopediatria”

O primeiro encontro de inauguração do “Ciclo de Estudos em Odontopediatria” ocorreu no dia 14.03.2019, teve início às 18:30 e foi conduzido pelo professor do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFMG Prof. Dr. Saul Martins Paiva. O tema abordado foi “Cárie dentária da infância: para além do óbvio” por meio de uma aula expositiva dialogada, envolvendo a participação dos diferentes perfis de alunos e odontopediatras. Este primeiro encontro contou com a participação de 110 inscritos, sendo as vagas esgotadas ainda na semana anterior ao encontro. Neste encontro, incentivou-se ainda a participação de todos na escolha dos temas a serem abordados no Ciclo de Estudos, visando a identificação de interesses comuns e potencialidades para a efetiva construção compartilhada do conhecimento.

O projeto “Ciclo de Estudos em Odontopediatria” foi criado por professores da Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da UFMG, em parceria com a Associação Brasileira de Odontopediatria – Seção Minas Gerais (ABOPED-MG), e é coordenado pelos Professores Doutores Cristiane Baccin Bendo, Saul Martins Paiva e Paulo Antônio Martins-Júnior. Este projeto tem como objetivo reunir diferentes perfis de formação acadêmica e vivência clínica, contando com a participação de alunos de graduação, alunos de pós-graduação e Odontopediatras associados à ABOPED-MG. Esta proposta de reunião com diferentes acadêmicos e profissionais da Odontopediatria em um mesmo ambiente pedagógico permitirá que experiências e vivencias sejam compartilhadas e que todos sejam sujeitos ativos do processo ensino-aprendizagem. O projeto contará com dois encontros por semestre, e se desenvolverá por meio de diversas metodologias ativas de ensino.

Professora Cristiane Baccin Bendo (Coordenadora do Projeto) na aula inaugural de abertura do Projeto.

Professora Dra. Patrícia Drummond (Presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria – Seção Minas Gerais) proferindo suas palavras durante a abertura do Projeto.

O Prof. Dr. Saul Martins Paiva durante sua brilhante palestra de inauguração do Projeto intitulada “Cárie da Primeira infância: para além do óbvio).

O Prof. Dr. Paulo Antônio Martins Júnior proferindo suas palavras no encerramento da palestra inaugural.

Acadêmicos de Graduação e Pós-graduação, Professores e Profissionais da Odontopediatria de mãos dadas representando a proposta de experiências compartilhadas do Projeto.