Atendimento Odontológico gratuito ao Bebê é oferecido pela Faculdade de Odontologia da UFMG

A disciplina Atendimento Odontológico aos Bebês teve seu início no ano de 2006 sob a coordenação da Profa. Dra. Fernanda Bartolomeo e tem como objetivo o atendimento odontológico de bebês entre 0 e 3 anos de idade, tanto no âmbito preventivo quanto curativo. A clínica atende pacientes encaminhados pelo SUS e funciona todas as segundas-feiras das 08 às 12h, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO UFMG).
Somente neste ano, até a presente data (maio de 2019), já foram atendidos 61 pacientes na clínica. Os atendimentos realizados são gratuitos.

A Profa. Dra. Fernanda Bartolomeo é a Coordenadora da Disciplina Atendimento Odontológico aos Bebês.

A disciplina Atendimento Odontológico aos Bebês não é parte da grade curricular de matérias obrigatórias do curso de Odontologia e a complexidade do atendimento para os alunos de graduação é maior devido ao aspecto comportamental da criança relacionada à idade apresentada. É extremamente positivo para os alunos que possuem afinidade com a área da Odontopediatria ter a oportunidade de vivenciar este contato em uma disciplina optativa durante a graduação e poder entender a importância deste atendimento e a melhor maneira de realizá-lo. A aluna de graduação e monitora da disciplina Juliana Freire relatou que “A disciplina abriu meu campo de visão e acrescentou muito em minha formação, tanto em questões de atendimentos e procedimentos quanto em questão da importância de se realizar consultas desde o início da vida valorizando a prevenção e as orientações ao invés de esperar o aparecimento da doença cárie para só então realizar o tratamento”.

A aluna do nono semestre do Curso de Graduação em Odontologia e Monitora da Disciplina Atendimento Odontológico aos Bebês Juliana Freire.

O atendimento prestado é de suma importância para a comunidade externa, pois permite o acesso às informações e ao tratamento a partir do primeiro ano de vida da criança, além de permitir a orientação em todas as fases, sendo adaptada e alterada de acordo com o desenvolvimento da criança, com o objetivo de prevenir doenças e/ou alterações ou diagnosticá-las precocemente.

A Clínica de bebês fornece auxílio e acompanhamento às famílias e permite um melhor cuidado com seus bebês, criando oportunidade para que os mesmos possam crescer saudáveis e com o acompanhamento odontológico necessário. Por ser um atendimento complexo e poucos serviços o realizarem, a clínica representa um grande diferencial para a comunidade, sendo um fator muito positivo para a saúde dessas crianças, além de contribuir para a diminuição do índice de cárie e doenças bucais na população: a prevenção e educação desde o início da vida é a chave para alcançar este objetivo.

Técnica de manejo do comportamento utilizada durante o atendimento odontológico das crianças.

Segundo a Profa. Fernanda Bartolomeo“O que atualmente muitos não sabem, é que a primeira consulta deve ser realizada antes mesmo de nascerem os primeiros dentes. Esta fase é considerada uma janela de oportunidade para a formação de bons hábitos alimentares e de higiene dentre outros, que são mais fáceis de manter durante toda a vida. Isto reflete não só na saúde bucal, mas também na saúde geral da criança. Além disso, crescendo sem cárie, a criança passa a gostar de ir ao dentista, o que contribui para a diminuição do medo e ansiedade durante o atendimento odontológico”.