Nota a Comunidade

Na manhã desta quinta-feira, dia 5 de outubro, ocorreu um vazamento de resíduo de ácido nítrico em um dos laboratórios da Faculdade de Odontologia da UFMG. O produto químico, volátil e tóxico por inalação e contato, é utilizado para descalcificação de dentes para análise patológica.

O vazamento, de pequenas proporções, aconteceu por volta das 7 horas da manhã e imediatamente o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Gestão Ambiental da Pró-Reitoria de Administração da UFMG foram informados e acionados. No local, as equipes dos bombeiros e da UFMG providenciaram a contenção e a neutralização do produto, procedimento realizado para evitar eventuais danos à saúde, isolando o local onde se deu o vazamento, o corredor de acesso e outros quatro laboratórios em razão da proximidade.

Não houve a necessidade de isolamento ou fechamento total do prédio e interrupção da rotina na Unidade. Portanto, as atividades acadêmicas e administrativas em outros espaços foram mantidas.

A direção da Faculdade de Odontologia informa que o acondicionamento do resíduo do ácido nítrico é feito em vasilhame apropriado e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que o recolhimento e descarte é feito por empresa especializada no serviço. Uma comissão será criada para investigar a causa do vazamento.

A direção da Faculdade de Odontologia também esclarece que não há registro de problemas de saúde ocasionados pelo vazamento do produto. Os locais isolados foram liberados por volta das 12h30 desta quinta-feira.