O Centro de Memória (CMO) é um dos órgãos acadêmicos e administrativos complementares da Faculdade de Odontologia, de acordo com a Resolução nº 02/2013, de 30/09/2013 (capítulo II, art. 4º).
Foi criado, em 2008, no bojo das comemorações do centenário da Faculdade de Odontologia e tinha como proposta de atuar como laboratório de pesquisa histórica e social, espaço de organização arquivística de acervos documentais e memorialísticos e, principalmente, como espaço museológico destinado à preservação dessa memória no âmbito das atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão.
Faz parte da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG.
Sala de Exposição Permanente do Centro de Memória
Está localizada no hall principal da Faculdade de Odontologia e se constitui em um espaço destinado a uma exposição permanente inaugurada em 2012.
A exposição apresenta, além de acervo proveniente da própria Faculdade, uma série de instrumentos de trabalho de Affonsino Altivo Diniz, um dentista-prático que atuou na cidade de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, entre o final do século XIX e meados do século XX.
O acervo foi doado pela família do falecido dentista-prático em 2008 e é constituído por materiais diversos, confeccionados em metal, tecido, madeira, porcelana, vidro, papel, couro, borrachas, cerâmica e mármore.