Fevereiro de 1907

Dia 03/02 Fundação da Faculdade de Odontologia na cidade de Belo Horizonte, pelo Professor Manoel Teixeira de Magalhães Penido que reuniu em sua residência, um grupo de entusiastas da causa do ensino. Em 04 de agosto do mesmo ano, em ato solene, instala-se a Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte no prédio cedido pelo Presidente do Estado de Minas Gerais, Dr. João Pinheiro da Silva.

Setembro de 1908

A Escola adquiriu personalidade jurídica, registrada sob o n° 16 do livro 1 do 1° ofício da Comarca de Belo Horizonte. Em dezembro do mesmo ano ocorreu à primeira colação de grau dos cirurgiões-dentistas.

1913

A Escola Livre de Odontologia foi transferida para a Praça da Liberdade, cujo prédio, de número 290, oferecia melhores condições de trabalho.

Novembro de 1914

O pedido de equiparação aos congêneres cursos oficiais foi indeferido, sob o fundamento de ser inconveniente um estabelecimento de ensino exclusivo de odontologia. Como o Conselho Superior de Ensino exigia o estabelecimento de um curso de Farmácia, cuja criação, embora aprovada em sessão de 27 de agosto de 1911, não chegara a ser instalada, foi deliberado então, que ao curso de odontologia fosse anexado o curso de farmácia.

Março 1916

Em 1° de março de 1916, foi aprovada a constituição do corpo docente do curso de Farmácia, passando o estabelecimento a ser designado Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte.

1917

A Escola instala-se em sua nova sede, à Rua Timbiras, n°1595, tendo o Governo do Estado autorizado, por decreto de 10 de setembro do mesmo ano, o registro dos diplomas que fossem expedidos pela Escola nos dois cursos.

1919

Com a finalidade de ampliar suas instalações, a Escola muda-se para a Rua da Bahia, n°1500.

1920

O Conselho Superior de Ensino reconheceu a Escola, que recebeu inspeção prévia para a sua definitiva equiparação, sendo nomeado inspetor federal o Dr. Teodoro Tolendal. A equiparação somente foi concedida em fins de 1924.

Setembro 1927

Em 7 setembro de 1927 foi criada a Universidade de Minas Gerais a partir das quatro unidades de Ensino Superior do Estado, dentre elas a Faculdade de Odontologia e Farmácia.

1953

Antevendo a projeção da Faculdade e conseqüente necessidade de mais espaço, a Congregação resolve construir uma nova sede, à Rua do Conde de Linhares, n° 141, que foi inaugurada em 15 de setembro de 1953. Além disso, pelo desenvolvimento tecnológico da Odontologia e Farmácia, a Congregação decide atualizar, ampliar e criar novas disciplinas, aumentando o tempo de duração dos cursos de três para quatro anos, projeto aprovado pelo Conselho Universitário.

1957

1957 a 1963

No mesmo ano a Congregação da Faculdade de Odontologia e Farmácia, sob a Direção do Professor Ubyratan Vianna Novaes, apresenta proposta ao Reitor para concessão de terreno de propriedade da própria Universidade, situado à Avenida Olegário Maciel, 2360, proposta essa aprovada unanimemente pelo Conselho Universitário. Inicialmente definiu-se o processo de construção de um Edifício para abrigar juntamente os Cursos de Odontologia e Farmácia. No entanto, a partir de 1957 intensifica-se a ideia da separação dos Cursos de Odontologia e Farmácia, para melhor atender aos objetivos de ensino, caracterizar a autonomia dos cursos e criar possibilidades de reivindicações específicas. Esse projeto, submetido ao Conselho Universitário e ao Congresso Nacional, foi aprovado em 1963, pela Lei nº. 4208, separando em duas faculdades os cursos de Odontologia e Farmácia.

2000

Em 2000, após quase 50 anos de jornada acadêmica na sede à Rua Conde de Linhares, a Faculdade de Odontologia da UFMG é inaugurada no campus Pampulha. Com área construída de 20 mil metros quadrados, as novas instalações foram cuidadosamente planejadas para o ensino e a prática da Odontologia. Atravessando o século XX, Faculdade de Odontologia vem se firmando pela ousadia, competência técnica e sensibilidade social, colocando-se como referência na Odontologia brasileira.