DIRETORIA

As unidades acadêmicas são administradas pela Diretoria, composta pelo Diretor e Vice-Diretor, conforme definido no Estatuto da Universidade Federal de Minas Gerais, nomeados pelo Reitor, que os escolherá de lista tríplice de docentes, organizada, em ambos os casos, pela Congregação da Unidade Acadêmica, respeitada a legislação vigente.

As atribuições da Diretoria são definidas pelo Estatuto da Universidade Federal de Minas Gerais:

Art. 43 – A Diretoria da Unidade Acadêmica, exercida pelo Diretor e pelo Vice-Diretor, é o órgão ao qual compete supervisionar os programas de ensino, pesquisa e extensão e a execução das atividades administrativas, na área da Unidade Acadêmica, dentro dos limites estatutários e regimentais.

Art. 45 – Compete ao Diretor atuar como principal autoridade administrativa da Unidade Acadêmica, supervisionando as atividades didático-científicas e dirigindo os serviços administrativos – incluídos pessoal, finanças e patrimônio.

Parágrafo único. O Diretor de Órgão Complementar vinculado à Unidade Acadêmica, escolhido na forma do art. 67 deste Estatuto, será designado pelo Diretor desta.

Art. 46 – São atribuições do Vice-Diretor:

I – substituir automaticamente o Diretor em suas faltas ou impedimentos eventuais;

II – colaborar com o Diretor na supervisão das atividades didático-científicas da Unidade Acadêmica;

III – desempenhar as funções que lhe forem delegadas pelo Diretor da Unidade Acadêmica ou determinadas pela respectiva Congregação.

Parágrafo Único – O Vice-Diretor será substituído, em suas faltas e impedimentos eventuais, pelo decano da Congregação da Unidade Acadêmica, respeitados os requisitos estabelecidos nos arts. 7º, § 3º, e 26, § 3º, deste Estatuto.

Diretor

Henrique Pretti – Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985), mestrado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Odontologia Área de Concentração Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e pós-doutorado na Universidade da Carolina do Norte (2013). Atualmente é Professor Adjunto – área de Ortodontia – da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vice Diretora

Rogéli Tibúrcio – Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), especialização em Dentística pela Faculdade do Odontologia de Bauru (FOB-USP), mestrado em Odontologia – área de Dentística – pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Odontologia – área de Dentística – pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora adjunta IV na Faculdade de Odontologia da UFMG. Tem experiência na área de Dentística, atuando principalmente nos seguintes temas: resinas compostas, preparos cavitários, esmalte e análise térmica.

SECRETARIA GERAL

A Secretaria Geral é setor  responsável por assessorar  os principais órgãos administrativos da Faculdade – Diretoria, Congregação e Conselho Departamental – preparando pautas, redigindo atas, encaminhando deliberações, além de apoiar as comissões designadas pela Diretoria e Congregação com os principais processos administrativos.

Principais atribuições:

  •  Despacho e conferência de documentos.
  • Acompanhamento e preparação de reuniões.
  • Atendimento a discentes,docentes e técnicos administrativos.
  • Organização da agenda dos membros da diretoria.

Secretária:  Rosana Amélia de Abreu Salatiel.

Contato:

  • E-mail: dir@odonto.ufmg.br
  • Telefone: (31) 3409-2403/2402

CONSELHO DEPARTAMENTAL

O Conselho Departamental é órgão de assessoria executiva da administração da Faculdade de Odontologia, previsto no regimento interno da Unidade, cabendo-lhe definir as normas operacionais para questões aprovadas pela Congregação ou solicitadas pela Diretoria. O Conselho Departamental é integrado pelo Diretor e vice-Diretor ; pelos chefes de departamentos ; por um representante dos Técnicos Administrativos em Educação ; por um representante do corpos discente, conforme termos do Estatuto da UFMG.Conforme previsto no § 2º do Art. 10 do Regimento da FOUMG, a juízo da Diretoria, outras chefias, Coordenações ou membros da Comunidade Universitária poderão ser convidados para participar das reuniões do Conselho Departamental, ouvido o Plenário. Sua composição atual pode ser consultada aqui.

CONGREGAÇÃO

A Congregação é o órgão de deliberação superior da Unidade Acadêmica, competindo-lhe supervisionar a política de ensino, pesquisa e extensão.A Congregação da Faculdade de Odontologia é definida pela Resolução Nº 06/2013 de 26 de março de 2013, do Conselho Universitário e  conforme o Art. 42 do Estatuto da UFMG.

Art. 42 Estatuto UFMG

Resolução 06/2013

Regulamento de Funcionamento Interno

Composição Atual

ORGANOGRAMA