Lançamento do Guia de Terapia Pulpar e Reabilitação Protética Unitária em Dentes Decíduos

O Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) em conjunto com o Colegiado de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG, acaba de lançar o Guia Prático de Terapia Pulpar e Reabilitação Protética Unitária em Dentes Decíduos. O guia foi elaborado por professores do SCA e por alunas de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO UFMG) e é direcionado aos profissionais da Odontologia que buscam aprender e aprimorar o conhecimento sobre terapia pulpar e reabilitação protética unitária em dentes decíduos.

O guia constitui uma síntese dos conteúdos abordados durante as aulas do curso intitulado “Atualidades na terapia pulpar e na reabilitação protética unitária em dentes decíduos: o que você precisa saber?”, baseados nas melhores evidências científicas disponíveis até o momento. Foi elaborado em 2021 por toda a equipe do curso: Profa. Dra. Izabella Barbosa Fernandes (coordenadora), Profa. Dra. Cristiane Baccin Bendo (sub-coordenadora), Profa. Dra. Fernanda Bartolomeo Freire Maia, Profa. Dra. Raquel Gonçalves Vieira-Andrade, Prof. Dr. Marco Aurélio Benini Paschoal, Profa. Dra. Patrícia Maria Pereira de Araújo Zarzar, doutoranda Letícia Fernanda Moreira-Santos, além das alunas e monitoras de graduação Isabela da Costa Gonçalves e Elisa Marotta Vieira.

O objetivo do guia é direcionar os profissionais da área de odontologia sobre o tratamento reabilitador em crianças, com ênfase na terapia pulpar e na reabilitação protética unitária. Esse manual foi dividido em cinco capítulos, o qual aborda sequencialmente as etapas dessa reabilitação, iniciando pelo isolamento absoluto, seguido pela terapia pulpar, traumatismos dentários, pinos radiculares e finalizando pelas coroas unitárias.

O guia está sendo disponibilizado gratuitamente nos formatos eletrônicos e de impressão, além de possuir links para vídeos didáticos.

Para fazer o download do guia no formato online, clique no link abaixo ou acesse a aba Cartilhas, Protocolos e Ebooks na página inicial do site do SCA para ter acesso gratuito a este e outros materiais produzidos pelo SCA.