Homenagem do SCA para o professor Luiz Soares Viana, nas palavras da professora Isabela Almeida Pordeus

Com tristeza escrevo hoje essas palavras… palavras que jamais representarão a grandiosidade do Professor Luiz Soares Vianna. Eu tive o privilégio de ter sido sua aluna durante o curso de graduação em Odontologia e de especialização em Odontopediatria. Bem como, ao ingressar na carreira acadêmica na Faculdade de Odontologia da UFMG em 1982, vivi a honra de ser sua colega-docente no então denominado Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, nome por ele criado na década de 40. E, hoje, o denominamos Saúde Bucal da Criança e do Adolescente.

Um homem alto, esbelto, esguio com olhos claros e maneiras gentis, mas de caráter forte… sempre na busca do conhecimento e na transmissão de valores humanos direcionados para o cuidar dos pacientes infantis. Um dos mais importantes Odontopediatras brasileiros por ter estado na vanguarda do conceito de saúde. Em 1961 publicou o clássico livro intitulado Psicologia Infantil e Psicossomática em Odontologia Pediátrica. Nele discorre sobre a premência de se ver o corpo como um todo, pois os diferentes males acometem o corpo e não um órgão em específico. Sempre mencionava que “o todo é maior que a soma de todas as partes” e, portanto, para ser um profissional da área de Odontologia, há de se ter o conceito de totalidade, uma visão holística daquele indivíduo. Assim, não concordava com expressões como cárie dentária, pois a cárie é uma doença e, portanto, não atinge apenas o dente, mas o corpo como um todo. Para ele, “A cárie dentária é uma doença geral como qualquer outra e se expressa sob a forma de lesão cariosa. A lesão cariosa é que pode atingir o esmalte, a dentina, o cemento e a polpa, como também incidir em qualquer face do dente de forma superficial ou profunda. Portanto, devemos dizer: lesão cariosa do esmalte, lesão cariosa da dentina, lesão cariosa proximal, lesão cariosa superficial e lesão cariosa profunda”.

Em 1989 publica o livro Medicina Psicossomática em Odontologia, uma outra obra fundamental para a Odontologia. Além de resgatar os conceitos da saúde e psicossomática, faz uma análise detalhada do correto uso das expressões em Odontologia. Por exemplo…. cavidade oral… oral é oriundo de fala e, portanto, a denominação correta seria cavidade bucal – referente à boca; ou materiais dentários… seriam materiais dos dentes… e, assim, o adequado seria a expressão materiais odontológicos, aqueles que são empregados em Odontologia. E esses cuidados e essas correções fazem parte de inúmeros profissionais que por ele foram formados, dentre eles, eu.

E, durante as aulas de Psicologia em Odontopediatria, esses conceitos eram discutidos, transformando nossas manhãs de quartas-feiras em um momento aguardado, pois sabíamos que seria sempre de muito aprendizado.

Homem culto e sensível, após se aposentar, continuou sua produção intelectual, mas desta vez, voltada para sua própria trajetória, publicando em 1996, o livro Imagens do Meu Caminho: um belíssimo exemplar de reflexões e sentimentos sobre a vida.

Hoje, dia 11 de agosto de 2020, recebemos a triste notícia de seu falecimento aos 101 anos… um vazio se impõe aos nossos corações, um vazio se faz presente em nossas vidas, mas um legado sólido fica: a certeza de que, ao expandirmos nossos olhares e ações em Odontopediatria pela busca da compreensão do todo, estamos sendo melhores profissionais e, certamente, mais fiéis aos ordenamentos hipocráticos que firmamos ao nos tornamos profissionais da saúde.

Quanto a mim, guardo uma eterna gratidão por ter tido a experiencia única de ouvir suas palavras, por compartilhar parte de minha trajetória o tendo como minha referência. Isso tudo me tornou uma profissional melhor e, indiscutivelmente, se hoje nosso Departamento se destaca nacionalmente, nada melhor que lembrar, relembrar e internalizar aqueles que nos são exemplo.

Aos seus familiares, muitos dos quais atuaram em nossa Faculdade, a nossa manifestação de apreço e apoio neste momento. Sintam-se por nós abraçados!

Belo Horizonte, 11 de agosto de 2020

Isabela Almeida Pordeus

Professora Titular

Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente

FAO UFMG