1º Encontro online do Ciclo de Estudos em Odontopediatria

Devido à pandemia decorrente do COVID-19, o Ciclo de Estudos em Odontopediatria, coordenado pela professora Cristiane Baccin Bendo (professora da FAO UFMG), pelos professores Saul Martins Paiva (professor da FAO UFMG), Paulo Antônio Martins-Júnior (Professor da FAO UFMG) e pela Dr. Juliana Reis (Presidente da ABOPED-MG), passou por algumas modificações. Anteriormente à pandemia, o evento ocorria duas vezes por semestre, de forma presencial. Com o cenário atual, a proposta sofreu modificação, sendo que os encontros ocorrerão uma vez por mês, via plataforma online, com duração de 1:00h:30min. A cada encontro, será abordado um tema diferente por um grupo formado por alunos de graduação, alunos de pós graduação e/ou professores e odontopediatras.

O 1º Encontro do Ciclo de Estudos em Odontopediatria ocorreu no dia 12 de agosto de 2020, com o seguinte tema: Higiene bucal na primeira infância: recomendações atuais e análise crítica atual do uso de creme dental fluoretado versus fluorose dentária. A apresentação e discussão foi conduzido pelas alunas de graduação, da FAO UFMG, Elisa Marotta Vieira (7º período) e Mariana Gomes Oliveira (2º período), pela doutoranda da FAO UFMG Letícia F. Moreira dos Santos e pelo Dr Marco Túlio V. Meneses, sócio da Associação Brasileira de Odontopediatria seção Minas Gerais (ABOPED-MG). O encontro foi gratuito e reuniu, via plataforma online, 77 participantes, incluindo alunos de graduação, alunos de pós graduação, professores e odontopediatras.

O encontro se iniciou com uma breve explicação sobre a nova ideia proposta para o projeto, seguido da apresentação do tema. Após apresentação, um espaço para comentários e perguntas foi aberto, sendo que os participantes interessados foram convidados a abrir o microfone ou enviar a pergunta via chat. Além da apresentação, o grupo preparou um material sobre “Recomendações de higiene bucal na primeira infância”.

Confira abaixo o informativo contendo as recomendações de higiene bucal na primeira infância.