Equipe de projeto de extensão do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia desenvolve guias de prevenção e cuidados imediatos diante de traumatismos na dentição decídua para pais/responsáveis

O Projeto de Extensão Atendimento Odontológico a Pacientes com Traumatismos na Dentição Decídua tem o intuito de oferecer à comunidade um centro de referência para atendimento a crianças com traumatismo na dentição decídua e busca não somente realizar o tratamento odontológico destas crianças, mas também interagir com os responsáveis quanto a promoção da saúde, prevenção e cuidados imediatos diante de traumatismos alvéolo-dentários na dentição decídua. Este projeto é coordenado pela professora Patrícia Maria Zarzar e sub-coordenado pela professora Fernanda Morais Ferreira, tem como colaboradores os professores Joana Ramos-Jorge, Paulo Antônio Martins Junior e Elizabeth Lages; e faz parte do Programa de Extensão Traumatismos Dentários, coordenado pela professora Juliana Vilela Bastos, do Departamento de Odontologia Restauradora. O projeto tem despertado grande interesse nos alunos da graduação (as 20 vagas ofertadas semestralmente são preenchidas através de processo seletivo concorrido) e da pós-graduação (atuam como monitores voluntários). Destaque para importantes parcerias com as áreas de Radiologia e Cirurgia. Os pacientes atendidos são, em sua maioria, oriundos do Hospital Municipal Odilon Behrens e de Unidades Básicas de Saúde, além dos que procuram por demanda espontânea. A demanda de pacientes que necessitam de atendimento odontológico em função de traumatismos alvéolo-dentários em dentes decíduos é grande, devido à dificuldade de conseguir este atendimento em outros ambientes. O projeto também conta com atividades na sala de espera nas quais são desenvolvidas ações com responsáveis e com as crianças visando o empoderamento dessa comunidade quanto à saúde bucal. Nesse sentido, dois guias de orientações voltadas aos pais/responsáveis foram desenvolvidos pela equipe do projeto: Guia de Prevenção para Traumatismo em Dente de Leite e Guia de Cuidados Imediatos para Traumatismo em Dente de Leite. Registramos um agradecimento especial à professora Isabela Almeida Pordeus, coordenadora do Colegiado de Pós-Graduação em Odontologia, que apoiou financeiramente esta iniciativa.

Os guias estão sendo disponibilizados gratuitamente. Para fazer o download nos formatos eletrônico e impressão, clique nos links abaixo:

Guia de Prevenção

Guia de Cuidados Imediatos