Introdução
Esta é uma disciplina optativa teórico-prática cujo conteúdo compõe o módulo Atenção Odontológica Integral à Criança e ao Adolescente e está articulada aos conteúdos da disciplina obrigatória de Atenção Integral à Criança II e à disciplina optativa de Atendimento Odontológico aos Pacientes com Traumatismos Dentários em Dentes Decíduos.
Objetivo Geral
Realizar diagnóstico, prognóstico, planejamento e a execução do tratamento odontológico de cárie dentária em crianças.
Pré Requisitos
Atenção Integral à criança II
Objetivos Específicos
- Conhecer os princípios biológicos da cárie dentária, promoção da saúde e prevenção e tratamento de cárie dentária e reconhecer os fundamentos que regem um adequado plano de tratamento integrado, levando o aluno a desenvolver o senso crítico sob os aspectos biológicos, humanos e sociais na tomada de decisão.
- Desenvolver a capacidade de atender, tratar e fazer acompanhamentos clínicos e radiográficos de crianças com cárie dentária, bem como, elaborar e discutir com os professores as melhores opções de atendimento de forma crítica e reflexiva.
- Desenvolver capacidade de liderança, compromisso, empatia, responsabilidade, habilidade para tomada de decisões e comunicação para as relações interpessoais no âmbito do atendimento clínico multidisciplinar infantil.
- Desenvolver preparo psicológico e segurança para realizar tratamento odontológico de urgência em bebês e crianças pequenas que apresentam cárie dentária.
- Interagir com alunos da Pós-graduação, através da discussão de casos clínicos e desenvolvimento de pesquisas e com os responsáveis pelas crianças com cárie dentária buscando uma relação dialógica e troca de saberes.
Ementa
Diagnóstico, tratamento e acompanhamento de crianças com cárie dentária, adequação comportamental, promoção da saúde e prevenção de cárie dentária.
Conteúdo
- Psicologia e adequação comportamental de crianças em tratamento de lesões de cárie dentária;
- Diagnóstico e prevenção da cárie dentária;
- Dentística aplicada à Odontopediatria;
- Terapia pulpar em dentes decíduos;
- Abordagem cirúrgica em Odontopediatria;
- Atendimento e tratamento de lesões de cárie dentária.
Método
Para o desenvolvimento do conteúdo teórico serão realizadas aulas expositivas, leituras de artigos científicos, apresentação de seminários e discussões em sala de aula para o processo de ensino-aprendizagem. Nas atividades práticas a complexidade dos atendimentos serão gradativas (exceto para os casos de urgência), tendo início com abordagens minimamente invasivas como atividades de promoção de saúde, Aplicação Tópica de Flúor (ATF) e o Tratamento Restauradores Atraumático (TRA), confecção de mantenedores, protéses até as abordagens mais invasivas como o tratamento endodôntico e a exodontia de dentes decíduos.
Avaliação
A avaliação do conteúdo ministrado será feita através de apresentações e discussões de seminários de artigos científicos e casos clínicos, além do desempenho teórico e prático nas atividades desenvolvidas na clínica. A distribuição de pontos serão realizadas através de três avaliações.
Apresentação e discussão dos seminários I (Artigo Científico) – 25 pontos
Apresentação e discussão dos seminários II (Relato de caso clínico) – 25 pontos
Avaliação das atividades clínicas: 40 pontos
As apresentações dos seminários deverão ser realizadas em power point com duração máxima de 20minutos por grupo, devendo possuir referencial teórico com base em artigos científicos atuais acerca do assunto abordado. O total de referências utilizadas fica à critério de cada grupo. Para o primeiro seminário os alunos deverão escolher um artigo científico relacionado ao tratamento de cárie dentária em crianças. Para o segundo seminário, os grupos deverão apresentar um caso clínico realizado por eles durante o semestre na clínica de Reabilitação Bucal em Odontopediatria.
As avaliações práticas serão realizadas através de um conjunto de critérios: relacionamento com os colegas, professores e pacientes; assiduidade e pontualidade; exame clínico e planejamento de prevenção; presença de todo instrumental e material necessário, organização e limpeza da mesa operatória; roupagem adequada, biossegurança, equipamentos de proteção individual (EPIs). Embora os atendimentos sejam feitos em duplas/ trios, a avaliação e o conceito serão individuais, ao término de cada procedimento.
Ao final das 3 avaliações, a nota deverá ser ³60% para que o aluno seja considerado aprovado.
Além da aprovação por nota, o discente deverá ter frequência mínima de 75% das aulas, sobre o total da carga horária do semestre, para ser considerado aprovado.
Cronograma
A ser definido pelo Colegiado de Graduação e com as demais disciplinas do módulo.
Professores e Informações Adicionais
Profa. Dra. Raquel Gonçalves Vieira de Andrade (Coordenadora) e Prof. Dr. Marco Aurélio Benini Paschoal (Vice-coordenador).
Turma: A partir do 7º período
Carga horária (hs/aula): 60 horas (20 teórica e 40 prática)
Créditos: 4
Referências
PORDEUS IA, PAIVA SM. Odontopediatria. Artes Médicas, 2014,160p.
TOLEDO OA. Odontopediatria. Fundamentos Para a Prática Clínica. 4 ed. São Paulo: Medbook, 2012. 432p.
CORRÊA MSNP. Odontopediatria na primeira infância: uma visão multidisciplinar. 4 ed. São Paulo: Santos, 2017. 748 p.
- Lançamento do Guia Prático de Farmacologia em Odontop...14 de maio de 2022 - 16:03
- Ata da reunião da Câmara/Assembleia Departamental, de...13 de janeiro de 2021 - 10:57
- RESULTADO DA SELEÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA DE GRADUAÇÃO...21 de março de 2025 - 14:45
- Publicado Edital 01/2025 de Monitoria de Pós-Graduação...7 de março de 2025 - 15:58
Expediente
O departamento funciona na sala 3307, de segunda-feira a sexta-feira, de 07:00 horas às 16:00 horas.
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Pampulha - Belo Horizonte | MG
TEL: (31) 3409-2400
FAX: (31) 3409-5000