Nova diretoria da Faculdade de Odontologia toma posse nesta segunda

Os professores Henrique Pretti, do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, e Rogéli Tibúrcio, do Departamento de Odontologia Restauradora, tomam posse nesta segunda-feira, 18, como diretor e vice-diretora da Faculdade de Odontologia.

A solenidade será realizada a partir das 17h, no auditório Professor Hélio de Senna Figueiredo, da Faculdade.

Com mandato de quatro anos (2016 a 2020), Henrique Pretti e Rogéli Tibúrcio substituem, respectivamente, os professores Evandro Neves Abdo e Antônio Paulino Ribeiro Sobrinho.

Em plano de trabalho apresentado à comunidade acadêmica durante a campanha, os novos diretores apontaram temas relevantes para docentes, estudantes e servidores técnicos e administrativos, como capacitação e qualificação dos recursos humanos. Nesse item, indicaram a intenção de estimular e implantar projetos de educação continuada, como o Núcleo de Teleodontologia, vinculado ao Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde, com o objetivo de oferecer educação continuada para a comunidade acadêmica.

Também está no conjunto de propostas da nova gestão o compromisso com o projeto pedagógico do curso de Odontologia, de modo a compatibilizá-lo ao novo currículo, e o apoio à consolidação e à internacionalização dos programas de pós-graduação. A nova diretoria também se comprometeu a estimular ações extensionistas, em particular as que visem melhorias no atendimento clínico e receptivo do usuário, e a avaliar acompanhar o impacto social e acadêmico da extensão na Faculdade.

Trajetórias
Henrique Pretti tem doutorado em Odontologia na área de Clínica Odontológica pela UFMG e pós-doutorado na Universidade da Carolina do Norte (EUA). É professor adjunto da Faculdade de Odontologia da UFMG desde 1996. Coordenou e ministrou aulas no primeiro curso de especialização da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-Sessão Minas Gerais), entidade da qual foi vice-presidente. É membro da Academia Mineira de Odontologia. Na UFMG, coordena e ministra aulas nos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização em Ortodontia, é coordenador do projeto do Núcleo de Atendimento Ortodôntico para os alunos, professores e funcionários, do Centro de Extensão e de disciplinas de graduação. É teleconsultor do Programa Nacional de Telessaúde, do Ministério da Saúde, na UFMG. Trabalhou por vários anos na comissão de reavaliação de diploma da Faculdade de Odontologia da UFMG.

Rogéli Tibúrcio Ribeiro da Cunha Peixoto é professora adjunta do Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da UFMG, onde ingressou como professora substituta em 1991, tendo sido efetivada em 1995. Tem mestrado e doutorado em Odontologia, na área de Dentística, pela UFMG. É subchefe do Departamento de Odontologia Restauradora, membro do Colegiado de Graduação e do Núcleo Docente Estruturante. Participa ainda, como membro titular, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG, atuando na Câmara de Graduação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). É subcoordenadora do projeto de extensão em Teleodontologia e atua, ainda, como teleconsultora do Programa Nacional de Telessaúde do Ministério da Saúde/UFMG.

Fonte: Portal UFMG