Faculdade de Odontologia em festa: comemoração dos 110 anos 1907-2017
Em 2017 comemoramos os 110 anos da Faculdade de Odontologia da UFMG! Essa data é muito significativa para a nossa comunidade e se coloca como uma oportunidade para nossa reflexão sobre os desafios que os tempos atuais nos impõem, de reafirmar nosso compromisso com a universidade pública, com a saúde pública, com a produção de conhecimento socialmente relevante e a formação de cirurgiões-dentistas com capacidade crítica e ética de transformar a nossa realidade.
Convidamos a todos para juntos celebrarmos as memórias da Faculdade de Odontologia, pois a memória é vida assumida por grupos vivos e é um fenômeno sempre atual, como já nos disse o historiador francês Pierre Nora.
Assim, a nossa proposta é registrar as memórias da nossa Faculdade e transformá-las em história.
Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte: foi assim que tudo começou!
Fundada em 03/02/1907, no contexto das reformas do ensino superior durante a 1ª República e da inauguração da nova capital de Minas Gerais. A criação da Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte foi liderada pelo cirurgião-dentista Manuel Teixeira de Magalhães Penido com a participação de outros profissionais liberais (médico, advogado, engenheiro e farmacêutico).

Fundação da Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte. Da esquerda para a direita, (em pé) F. C. Soares Brandão e Benjamin Moss; (sentados) A.J. Teixeira Duarte, A. Prado Lopes Pereira; Austen Drumond; M.P. Magalhaes Penido e Fernandes de Barros. Fonte: Acervo da Faculdade de Odontologia da UFMG
Para matrícula no curso de Odontologia eram exigidos os seguintes exames preparatórios:
O curso se iniciou em agosto de 1907 e tinha a duração de 02 anos. O currículo do curso era constituído de 07 matérias:
A 1ª sede da Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte se localizava na Rua Guaicurus, 266.

1ª sede da Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte inaugurada em 08/1907 na Rua Guaicurus, 266
Fonte: Acervo da Faculdade de Odontologia /UFMG
A colação de grau da primeira turma do curso de Odontologia foi realizada em dezembro de 1908.
Graduandos da Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte- 1ª turma- 1908:

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: O Lente Dr. J. P. Drummond, o Diretor Dr. J. Ribeiro Vianna e o Lente Dr. Soares Brandão. Abaixo, da esquerda para a direita, os formandos: F. de Tolentino, Rosaria de Jesus, Sylvia Mendes Leal, Henrique Luiz F. de Lima, Dr. João Bráulio Junior, Dario R. M. Coelho, Mario Moreira. Ao centro, o Paranympho Dr. Manoel Magalhães Penido. Abaixo, da esquerda para a direita, os formandos Dimas G. Macieira, Álvaro Pouchet Seabra, Nicolas M. Esteves e J. J. da Gama Nogueira.
Fonte: Acervo da Faculdade de Odontologia /UFMG
Mudanças de nome ao longo do tempo!
A Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte recebeu várias denominações relacionadas com as mudanças ocorridas nas políticas de ensino superior no Brasil.
Em 1916, passa a se chamar Escola Livre de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte com a instalação do curso de farmácia para atender às exigências do Conselho Superior de Ensino, que julgava inconveniente a existência de um estabelecimento de ensino exclusivo de odontologia.
A Universidade de Minas Gerais (UMG) é criada, em 7 de setembro de 1927, a partir da reunião das escolas de Direito, Medicina, Engenharia e Odontologia e Farmácia. Em 1933, a UMG é reorganizada e a Escola de Odontologia e Farmácia da UMG recebe a denominação de Faculdade de Odontologia e Farmácia da UMG.

Emblema da Faculdade de Odontologia e Farmácia da UMG.
Fonte: Acervo da Faculdade de Odontologia da UFMG
Em 1963, ocorreu a separação dos cursos de Farmácia e de Odontologia e é instituída a nova unidade acadêmica denominada Faculdade de Odontologia da UMG. E a partir de 1965, todas as universidades vinculadas ao Ministério da Educação e Cultura foram designadas federais, recebendo a denominação do respectivo Estado e que dá origem à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Denominações da Faculdade de Odontologia da UFMG – 1907-1965
Em 1963, ocorreu a separação dos cursos de Farmácia e de Odontologia e é instituída a nova unidade acadêmica denominada Faculdade de Odontologia da UMG. E a partir de 1965, todas as universidades vinculadas ao Ministério da Educação e Cultura foram designadas federais, recebendo a denominação do respectivo Estado e que dá origem à Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Denominações da Faculdade de Odontologia da UFMG – 1907-1965
Concordamos com Pena e Starling (2007) quando afirmam que
“tem sido um longo período e quase tudo mudou no ensino e na prática da Odontologia desde os tempos acanhados da sede na rua Guaicurus, 266. Mas algo permaneceu imutável ao longo desse tempo: a convicção de que a Escola foi criada por seus fundadores para a vida pública de Belo Horizonte e de Minas Gerais, e isso firmou seu compromisso com as condições de saúde da população” (p.18-9)
Assim, a essência da Escola Livre de Odontologia é muito forte, inspirou a trajetória e continua presente na missão da nossa instituição.
Referências
1.BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 3.902 de 12 de janeiro de 1901- Aprova o regulamento das Faculdades de Medicina.
2.CASA DE OSWALDO CRUZ / FIOCRUZ. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1930). Disponível em <http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/iah/pt/verbetes/esclivodontbh.htm>, acesso em 13 jan. 2017.
3.PENA RT. STARLING HMM. Introdução. In: STARLING HMM, FIGUEIREDO BG, FURTADO JF, GERMANO LBP (org). Odontologia: história restaurada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. Introdução. p.15-19