PROFESSORES E PÓS-DOUTORANDA DO OPO FO-UFMG SÃO PREMIADOS DURANTE A XX REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE NORTE-NORDESTE DE PESQUISA ODONTOLÓGICA (SNNPqO)

A Sociedade Norte-Nordeste de Pesquisa Odontológica (SNNpO), realizou a XX Reunião Anual da SNNPqO entre os dias 22 e 24 de novembro de 2018 em Recife-PE. O evento é a versão Norte-Nordeste da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPQO) e este ano o tema escolhido foi “A Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão na Consolidação das Ciências Odontológicas”.

Durante a reunião, vários renomados professores do cenário de pesquisa científica nacional e internacional realizaram palestras e mesas redondas envolvendo os mais diversos âmbitos da Odontologia. Dentre eles, participaram alguns professores do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia (OPO) da UFMG. A Professora Doutora Júnia Maria Cheib Serra-Negra realizou a palestra de abertura com o tema “Bruxismo em crianças: quebrando paradigmas”. Dando continuidade ao 1º dia do evento, a Professora Doutora Isabela Almeida Pordeus ministrou a palestra “A internacionalização dos programas de pós-graduação em Odontologia”. Já no último dia, o Professor Doutor Saul Martins de Paiva fez o fechamento da reunião com o tema “Indicadores subjetivos na pesquisa odontológica: escolha, validação e interpretação de questionários”.

A Professora Doutora Júnia Maria Cheib Serra-Negra durante a palestra “Bruxismo em crianças: quebrando paradigmas”.

O Professor Doutor Saul Martins de Paiva recebendo o certificado do Professor Gustavo Godoy após a palestra “Indicadores subjetivos na pesquisa odontológica: escolha, validação e interpretação de questionários”.

A Professora Doutora Isabela Almeida Pordeus durante a palestra “A Internacionalização dos programas de pós- graduação em Odontologia”.

No decorrer do evento, houve ainda a apresentação de trabalhos científicos nas categorias de pôster  científico e apresentação oral. Participaram do evento as alunas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado da Faculdade de Odontologia da UFMG (FO-UFMG)Heloisa Vieira Prado, Flavia Rabello, Natália Cristina Ruy Carneiro e Clarissa Lopes Drumond que apresentaram trabalhos em ambas as modalidades.

Professores do Departamento de Odontopediatria da FO-UFMG e alunos reunidos durante a XX Reunião da SNNPqO.

Durante o encerramento da reunião, foram selecionados os melhores trabalhos para a premiação. A pós-doutoranda Clarissa Lopes Drumond ganhou menção honrosa com a apresentação oral do trabalho  intitulado “Estresse Infantil aumenta a chance de Bruxismo do sono?”. O trabalho é um dos frutos da sua tese de Doutorado realizado sob orientação da Professora Doutora Júnia Maria Cheib Serra-Negra e co-orientação do Professor Doutor Saul Martins de Paiva.  Destaca-se ainda a participação na co-autoria do trabalho de outros professores do OPO como a Professora Doutora Raquel Gonçalves Vieira de Andrade e a Professora Doutora Joana Ramos-Jorge, além da Professora Doutora Maria Letícia Ramos-Jorge da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e da Professora Doutora Federica Provine da Universitá de Bologna na Itália onde Clarissa fez o doutorado sanduíche. Segundo Clarissa, “Ter o trabalho de tese de Doutorado reconhecido durante este evento de grande magnitude no cenário nacional brasileiro é uma grande honra para todos nós autores, já que foi fruto de muita dedicação. Além disso, ressalta que a parceria que temos feito na UFMG com outras universidades nacionais e internacionais tem fortalecido cada vez mais nossas pesquisas e o nosso Programa de Pós-graduação em Odontologia que atualmente possui a nota 7, nota máxima pela avaliação da Capes”.

A pós-doutoranda Clarissa Lopes Drumond durante a apresentação do trabalho “Estresse infantil aumenta a chance de bruxismo do sono?” que foi premiado com menção honrosa no evento.