Professores da Odontopediatria e alunos de pós-graduação da FAO UFMG participam ativamente da 97ª edição da IADR em Vancouver, Canadá

Aconteceu entre os dias 19 e 22 de junho de 2019 em Vancouver, no Canadá a 97ª edição da IADR (International Association for Dental Research). O evento ocorreu em conjunto com o 48º Encontro Anual do AADR (American Association for Dental Research) e com o 43º Encontro Anual do CADR (Canadian Association for Dental Research). A IADR é a maior associação mundial de pesquisa em Odontologia e o foco principal da Reunião Anual é a apresentação e discussão dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos nas mais diversas partes do mundo.

O Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO UFMG) contou com a participação de cinco docentes ora apresentando trabalhos, ora participando das comissões do congresso. Os professores doutores Carolina de Castro Martins, Fernanda de Morais Ferreira, Lucas Guimarães Abreu e Saul Martins de Paiva apresentaram trabalhos científicos acerca de algumas das atuais pesquisas que estão sendo desenvolvidas por eles no Departamento de SCA da FAO UFMG. Além disso, o professor Lucas Guimarães Abreu participou do Regional Development Committee, o professor Saul Martins de Paiva participou junto com a professora Isabela Almeida Pordeus do Council Meeting. O professor Saul participou ainda do Award Review Committee e a professora Isabela do IADR Tellers Committee. Os comitês da IADR têm a função de definir as políticas da Associação, estabelecendo normativas para a IADR e para as Reuniões, além de definir prioridades para o esforço científico na área da Odontologia. A Professora Doutora Isabela Almeida Pordeus, atual presidente da Divisão Brasileira da IADR (SBPqO) e membro do Conselho Consultivo da IADR, ressaltou que “a participação dos pesquisadores brasileiros nas reuniões da IADR é muito importante para enfatizar a representatividade da pesquisa odontológica brasileira no mundo”.

A Professora Doutora Fernanda de Morais Ferreira durante a apresentação de trabalho científico no IADR.

O Professor Doutor Saul Martins de Paiva além de apresentar trabalho científico, participou do Council Meeting e do Award Review Committee da IADR.

Atual diretoria da SBPqO na IADR. Da esquerda para a direita o Professor Doutor Paulo Francisco César (vice-presidente), o Professor Doutor Valentim Barão (diretor de Informática), a Professora Doutora Isabela Almeida Pordeus (Presidente), a Professora Doutora Katia Rode (Diretora Executiva) e o Professor Doutor Saul Martins de Paiva (Secretário).

Além da participação expressiva dos professores do SCA no evento, participaram ainda na modalidade de Apresentação Oral de Pôster Científico os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FAO UFMG Ingrid Gomes Peres Occhi Alexandre e André Xavier Bueno. Segundo Ingrid, “foi a segunda vez que tive a oportunidade de participar de uma reunião da IADR. A grandeza do evento impressiona. Poder apresentar um trabalho sobre a primeira revisão sistemática que eu fiz foi uma experiência incrível. Pude ainda assistir às apresentações de professores e assim vivenciar uma rica troca de saberes. Sinto-me honrada em ser uma das representantes da UFMG e do Brasil em um evento tão importante para a pesquisa odontológica mundial”. Já o doutorando André complementa que “foi muito interessante saber que nessa edição do encontro eu também pude participar de simpósios envolvendo temas da minha área de pesquisa como o Big Data. Além disso, sinto-me orgulhoso em levar, a mais um encontro, o nome da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG para o mundo inteiro”. Os trabalhos apresentados têm a coautoria de alunos de graduação, pós-graduação e de outros professores da UFMG, além de outras instituições de ensino do Brasil e do exterior.

A doutoranda Ingrid Alexandre do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FAO UFMG durante o evento na apresentação oral de seu primeiro trabalho de revisão sistemática.

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FAO UFMG André Xavier Bueno durante sua apresentação na IADR.

De acordo com o Prof. Dr. Saul Martins de Paiva, “participar da reunião Anual da IADR é uma oportunidade de estar em contato com o melhor da produção científica mundial em Odontologia e apresentar os resultados das nossas pesquisas desenvolvidas no Brasil para este grupo seleto de cientistas. Neste evento, renomados pesquisadores da área e seus alunos de graduação e pós-graduação apresentam os resultados de suas pesquisas antes da publicação dos artigos, possibilitando o contato prévio com o avanço do conhecimento científico, fomentando novas ideias e networking”. Durante a entrevista, o professor Saul complementou ainda que a participação no evento “é também uma oportunidade única de estabelecer e fortalecer colaborações visando o desenvolvimento de projetos internacionais com participação de alunos e professores”.

Parceria PROCAD – Professores do SCA, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FAO UFMG e professores e alunos da Universidade Estadual de Campina Grande durante o evento.

A próxima Reunião Anual do IADR acontecerá em 2020 na cidade de Washington-USA, momento em que será também comemorado o centenário da IADR. O evento é muito esperado e a Profa. Dra. Isabela Almeida Pordeus destaca que “a presença brasileira na comemoração do centenário da IADR na Reunião Anual de 2020 será extremamente relevante para o fortalecimento da nossa participação na IADR”.