Aconteceu o II Encontro do Ciclo de Estudos em Odontopediatria com o tema “Rapport na Odontopediatria: Estabelecendo Conexões com a família”

O II Encontro do Ciclo de Estudos em Odontopediatria ocorreu no dia 15 de junho de 2019, o tema foi “Rapport na Odontopediatria: Estabelecendo Conexões com a família ” ministrado pela odontopediatra Mônica Barreto, sócia da Associação Brasileira de Odontopediatria seção Minas Gerais (ABOPED-MG). O projeto é uma parceria do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Faculdade de Odontologia (FAO) da UFMG, com a ABOPED-MG. O Ciclo de Estudos é coordenado pela Profa. Dra. Cristiane Baccin Bendo (professora da FAO UFMG e diretora cientifica da ABOPED-MG), Prof. Dr. Saul Martins Paiva (professor da FAO UFMG), Prof. Dr. Paulo Antônio Martins-Junior (professor da FAO UFMG e tesoureiro da ABOPED-MG) e Profa. Dra. Patricia Alves Drummond de Oliveira (Presidente da ABOPED-MG e Coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Arnaldo). O encontro foi gratuito e reuniu em um único ambiente pedagógico, alunos da graduação, pós-graduação e professores da UFMG, alunos de graduação externos a UFMG que estão associados à Liga Nacional da ABOPED-MG e profissionais odontopediatras associados à ABOPED-MG.

Comissão organizadora do Ciclo de Estudos composto por alunas da graduação, pós-graduação e professora da FAO UFMG. Da esquerda para a direita Luana Carolina Tozatti Magalhães, Gabriela Luiza Nunes Souza, Katia Kely Bragança de Souza, Profa. Dra. Cristiane Baccin Bendo, Letícia Pereira Martins, Marina Line Lourdes Ribeiro, Jéssica Madeira Bittencourt, Poliane Valdelice da Cruz.

Comissão organizadora do Ciclo de Estudos composto por alunas da graduação, pós-graduação e professora da FAO UFMG. Da esquerda para a direita Luana Carolina Tozatti Magalhães, Gabriela Luiza Nunes Souza, Katia Kely Bragança de Souza, Profa. Dra. Cristiane Baccin Bendo, Letícia Pereira Martins, Marina Line Lourdes Ribeiro, Jéssica Madeira Bittencourt, Poliane Valdelice da Cruz.

Este 2º encontro do Ciclo de Estudos em Odontopediatria iniciou com uma exposição dialogada da odontopediatra Mônica Barreto sobre o tema, explicando os conceitos, ferramentas e aplicações do Rapport na odontopediatria, sendo que em alguns momentos, as técnicas eram realizadas com os participantes. Em seguida, foi proposta a realização de uma dinâmica com o objetivo de discutir as ferramentas do Rapport, desde a indicação do profissional odontopediatra, passando pelo momento da consulta odontológica até a despedida da família e da criança ao final do atendimento. Sendo assim, foram divididos 7 grupos, mesclando participantes com os diversos perfis de formação, para uma dinâmica, acrescentando conhecimento a todos e dividindo experiências e vivências.

Momento de interação da odontopediatra Mônica Barreto com os participantes do Ciclo de Estudos, apresentando uma das ferramentas do Rapport.

Grupos reunidos desenvolvendo a proposta da Dinâmica da Partilha.

De acordo com a palestrante odontopediatra Mônica Barreto “O segundo encontro do Ciclo de Estudos em Odontopediatria da UFMG se abrilhantou pela participação de todos os inscritos, entre eles alunos de graduação em odontologia, mestrandos, doutorandos, professores e especialistas em odontopediatria, na Dinâmica de Partilha. Foi um momento único com grande envolvimento dos participantes, que ao final compartilharam com todo o auditório experiências próprias de seu consultório e também da faculdade dentro do passo a passo proposto. ”

Grupo apresentando a Dinâmica da Partilha. Da esquerda para a direita Larysse Milo Gontijo (aluna de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de Itaúna associada a Liga Nacional da ABOPED); Profa. Dra. Cristiane Meira Assunção (professora da FAO UFMG); Lorena Castro Rocha, (aluna da graduação da FAO UFMG); Isabel Zanforlin Freitas (odontopediatra sócia da ABOPED-MG).

Segundo a aluna de graduação Vitória Milione, “Participar do Ciclo de Estudos em Odontopediatria foi muito enriquecedor para mim, enquanto aluna de graduação. O encontro conseguiu deixar bem claro que o odontopediatra necessita estabelecer uma conexão com o paciente pediátrico, a fim de criar um vínculo de confiança com a criança, e esse é um dos grandes desafios na especialidade. Por meio de exemplos que ilustravam muito bem o tema, a palestrante conduziu de uma maneira muito agradável esse assunto que faz parte do cotidiano de quem deseja atender crianças e deixou explícito a importância de estabelecer essa afinidade.  Este momento foi uma experiência gratificante, pela troca de ideias, conhecimentos, experiências vivenciadas, além de ouvir de perto realidades de diferentes profissionais e técnicas de abordagens utilizadas. O Ciclo me proporcionou um momento único e de grande valia para a minha vida profissional pois foi um enorme incentivo que eu tive durante o meu percurso acadêmico. ”

Demonstração de uma das técnicas utilizadas para estabelecer Rapport, apresentado pela odontopediatra Mônica Barreto e sua secretária Ivanilda Silva Fernandes.

Para Mariana Oliveira Guimarães, aluna de pós-graduação da FAO UFMG, “Participar dos encontros, tem sido uma excelente oportunidade de crescimento como aluna de pós-graduação. A maneira pela qual o Ciclo tem sido conduzido, permite que diferentes olhares sobre um único tema se somem e contribuam para o desenvolvimento de um atendimento ainda melhor para os nossos pacientes. Ouvir experiências e compartilhar evidências científicas enriquece minha formação e fortalece a necessidade de caminharmos sempre unidos pelo crescimento da Odontopediatria. ”

A Profa. Dra. Raquel Gonçalves Vieira Andrade do Departamento SCA da FAO UFMG, considerou o evento como um momento enriquecedor, além de estar muito bem organizado. Segundo ela, “a dinâmica proposta após a apresentação da palestrante permitiu uma interação e troca de experiências e conhecimentos entre alunos, professores e profissionais da área da Odontopediatria onde todos participaram e contribuíram de forma igualitária, sem hierarquias. Isso é um fato interessante, já que o objetivo do projeto é exatamente promover a interação entre diferentes perfis atuantes na Odontopediatria, sejam eles estudantes ou profissionais”.

Já o odontopediatra, sócio da ABOPED-MG, Marco Tulio Vasconcelos Meneses, ressaltou que, o 2º encontro do Ciclo foi um retorno a Faculdade de Odontologia da UFMG onde realizou o mestrado, com um momento de reencontro de professores e colegas odontopediatras, além de uma oportunidade de conhecer novos professores e estudantes. Durante a entrevista ele relatou que “a odontopediatra Mônica trouxe um novo olhar e uma reflexão muito interessante para o acolhimento do paciente e da família no consultório de Odontopediatria. A dinâmica foi alegre, divertida e cheia de criatividade mostrando como o Rapport é importante na formação do vínculo com o paciente e com a família. A proposta de troca de experiências e a discussão de novas ideias entre professores, odontopediatras e estudantes foi uma experiência muito legal! Todos tiveram um ótimo aproveitamento, pois o tema nos interessa muito na prática do dia-a-dia.”

De acordo com a coordenadora Profa. Dra. Cristiane Bacci Bendo, “o segundo encontro do Ciclo permitiu a concretização do objetivo proposto pelo projeto. Foi incrível poder juntar grupos de discussão compostos por pessoas de diferentes níveis e perfis de formação para a efetiva construção compartilhada do conhecimento. A troca de vivências e experiências foi muito rica, e nitidamente proporcionou um crescimento para todos os participantes. A odontopediatra Mônica Barreto, que possui mais de 30 anos de experiência clínica, e formação em comunicação não violenta e disciplina positiva, compartilhou com o grupo seus saberes e expertises”.

Profa. Dra. Cristiane Baccin Bendo, professora da FAO UFMG e diretora cientifica da ABOPED-MG. Odontopediatra Mônica Barreto e Prof. Dr. Paulo Antônio Martins-Junior, professor da FAO UFMG e tesoureiro da ABOPED-MG.

O primeiro encontro do Ciclo de Estudos foi realizado em março com palestra do Prof. Dr. Saul Martins Paiva. O projeto contará com mais dois encontros no 2º semestre de 2019. A comissão organizadora está reunindo ideias e sugestões dos participantes dos encontros passados, buscando atender a demanda do público alvo do Ciclo da melhor forma possível, proporcionando a interação de profissionais, professores e estudantes. De acordo com a Profa. Dra. Cristiane Baccin Bendo, “A cada encontro do Ciclo de Estudos uma pessoa com diferente perfil de formação será convidada para conduzir as atividades, de acordo com suas potencialidades.”

Abaixo encontra-se o vídeo com a apresentação do Encontro: