Professor da Odontopediatria da FAO UFMG é premiado durante o 27º Congresso do International Association of Paediatric Dentistry (IAPD)

Aconteceu em Cancún, no México entre os dias 03 e 07 de julho de 2019 o 27º Congresso do IAPD (International Association of Paediatric Dentistry) que este ano coincidiu com o 50º aniversário da associação. A IAPD congrega 73 países e tem como objetivo central contribuir com o progresso e a promoção da Odontopediatria além de estimular pesquisas na área. O Congresso teve como tema “Where the past meets the future” (Quando o passado encontra o futuro). Este tema mostra respeito aos precursores da especialidade além de fazer uma referência ao país sede do evento, México, um importante berço da civilização.

Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO UFMG) contou com a participação ativa dos Professores Doutores Isabela Almeida Pordeus, Saul Martins de Paiva e Lucas Guimarães Abreu.

Professores do departamento do SCA – Saul Martins de Paiva, Isabela Almeida Pordeus e Lucas Guimarães Abreu durante o 27º Congresso da IAPD.

O professor Saul Martins de Paiva e a professora Isabela Almeida Pordeus participaram de dois diferentes comitês de julgamento de prêmios, o The Morita Prize Judges Committee e o The NuSmile Restorative Dentistry Award Judges Committee, respectivamente.

O professor Lucas Guimarães Abreu apresentou o trabalho intitulado “Impact of orthodontic treatment among adolescentes on families’ quality of life: a cohort of parents/caregivers of treated and untreated individuals” que é uma das atuais pesquisas científicas desenvolvidos por ele no Departamento de SCA da FAO UFMG. O objetivo do estudo foi avaliar as repercussões do tratamento ortodôntico com aparelho fixo nas famílias de adolescentes tratados na faculdade. A pesquisa apresentada pelo Prof. Lucas é fruto de sua tese de doutorado orientada pelo Prof. Saul e contou com a participação de outros docentes e pós-graduandos da FAO UFMG. Ao final de todas as apresentações na sessão oral os candidatos ao prêmio foram arguidos por renomados pesquisadores internacionais. O comitê de avaliadores concedeu ao Lucas o Prêmio Bengt Magnusson de melhor pesquisa científica divulgada no evento. Esse é um prêmio altamente relevante, pois contempla trabalhos voltados à geração de conhecimento inovador para a área. O nome do prêmio faz homenagem à memória do Professor sueco Bengt Magnusson, que prestou serviços importantes para a Odontopediatria e para a IAPD. O Professor Lucas ressaltou a importância do prêmio para a Odontopediatria brasileira e para a FAO UFMG e agradeceu o apoio de professores, alunos e funcionários dessa faculdade.

O Professor Lucas Guimarães Abreu durante a apresentação oral de seu trabalho científico.

O Prof. Lucas recebendo o Prêmio Bengt Magnusson de melhor pesquisa científica divulgada no evento.

É importante destacar ainda que na seção de encerramento do congresso, o Professor Doutor Marcelo Bönecker da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP) tomou posse como Presidente da IAPD, um momento considerado histórico para a Odontopediatria brasileira já que segundo o professor Saul “é muito importante para a Odontopediatria Brasileira e Latino Americana ter um representante da qualidade cientifica do Prof. Marcelo à frente da gestão da IAPD. Esta escolha reflete a relevância que a pesquisa brasileira tem na evolução do conhecimento cientifico mundial na área da Odontopediatria”.

Os professores Isabela e Saul da FAO UFMG em companhia do professor Marcelo Bönecker (FO-USP) que é o novo presidente da IAPD.