Profa Dra Carolina Martins, do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente da UFMG, recebe prêmio na categoria Evidence Based Dentistry na IADR 2019 em Vancouver

A Professora Doutora Carolina de Castro Martins, do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, foi premiada pela apresentação oral de trabalho na 97ª IADR General Session (International Association for Dental Research). O evento ocorreu em conjunto com o 48º Encontro Anual do AADR (American Association for Dental Research) e com o 43º Encontro Anual do CADR (Canadian Association for Dental Research).

Neste evento, que aconteceu durante 19 a 22 de junho de 2019, a Dra. Carolina Martins apresentou o trabalho intitulado “Comparative Effectiveness of Toothpaste Formulations for Dentin Hypersensitivity: A Network Meta-analysis” em que recebeu o prêmio na categoria Evidence-based Dentistry (Odontologia Baseada em Evidências) do ano de 2019 pela Universidade de Manchester, Reino Unido.

O trabalho premiado foi desenvolvido na Universidade McMaster (Canadá) em que a Dra. Carolina Martins permaneceu por um ano como professora visitante e pós-doutora, sendo supervisionada pelo Dr. Holger Schünemann. O trabalho foi financiado por bolsa de pós-doutorado no exterior através CAPES e contou com a participação de professores brasileiros, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG, professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação da Universidade McMaster, sendo um trabalho que envolve pesquisadores de diversas nacionalidades (Brasil, Canadá, México, China).

Dra. Carolina Martins com os apresentadores da sessão oral “Odontologia Baseada em Evidência na IADR 2019”, e as professoras Dra. Tanya Walsh (Universidade de Manchester, Reino Unido), Dra. Janet Clarkson (Universidade de Dundee, Escócia) e Dra. Helen Worthington (Universidade de Manchester, Reino Unido), durante a sessão oral na IADR, Vancouver, Junho de 2019.

Neste trabalho, a Dra. Carolina Martins desenvolveu uma revisão sistemática com 125 ensaios clínicos randomizados sobre pastas de dentes para hipersensibilidade dentinária1. A hipersensibilidade dentinária pode afetar 20 a 30% dos adultos, principalmente a partir dos 30 anos de idade. O trabalho mostra que pastas de dentes com compostos especiais podem ser eficazes para diminuir a dor da hipersensibilidade. Este trabalho foi realizado com instrumentos e técnicas consagradas desenvolvidas na Universidade McMaster, sede também da Cochrane Canadá, incluindo o método GRADE para avaliação da certeza da evidência científica2.

De acordo com a Dra Carolina Martins “Ganhar o prêmio nesta categoria mostra o reconhecimento internacional deste trabalho, pela qualidade, rigor metodológico e contribuição para a prática clínica. Não seria possível realizar um trabalho de tamanha complexidade sem a parceria com a Universidade McMaster e sem o apoio financeiro da CAPES. A colaboração com instituições internacionais e o apoio de agências de fomento são fundamentais para o aprimoramento da pesquisa brasileira e para a qualificação profissional.”

1. Splieth CH, Tachou A. Epidemiology of dentin hypersensitivity. Clin Oral Investig 2013;17(S1):S3-S8; https://doi10.1007/s00784-012-0889-8.
  2. Guyatt GH, Oxman AD, Vist GE, et al. GRADE: an emerging consensus on rating quality of evidence and strength of recommendations. BMJ 2008;336(7650):924-6. doi: 10.1136/bmj.39489.470347.AD [published Online First: 2008/04/26]