Lançamento do eBook Racismo Estrutural e Saúde Bucal

Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Faculdade de Odontologia da UFMG em conjunto com o Colegiado de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFMG, lançou o eBook Racismo Estrutural e Saúde Bucal. O eBook foi desenvolvido pelos professores do SCA Saul Martins Paiva, Fernanda de Morais Ferreira e Júnia Maria Cheib Serra-Negra, além dos alunos do PPGO da UFMG Renata Matos Lamenha-Lins, Gabriela Luiza Nunes Souza e do Professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) João Luiz Bastos.

Atualmente, ainda há a crença no imaginário coletivo de que a “raça” influencia em aspectos hereditários e imutáveis que prejudicam ou beneficiam diferentes grupos populacionais. Entretanto, não existem especificidades étnicas biológicas que justifiquem as condições de saúde de um indivíduo ou comunidade. Na verdade, as iniquidades dos indicadores de saúde bucal e geral são sustentadas pelo próprio racismo, presente não apenas na relação profissional-paciente, mas principalmente nas instituições e estrutura social. Nesta obra, os autores abordam elementos conceituais sobre a influência do racismo estrutural na saúde bucal. Além disso, o tema é contextualizado quanto aos determinantes sociais da saúde no Brasil, atual abordagem na pesquisa científica e sua implicação na clínica odontológica. A partir desta obra, é possível concluir que as iniquidades raciais em saúde bucal são perpetuadas injustamente, de maneira histórica e sistêmica, por meio do racismo estrutural. O direcionamento do contexto histórico, social e político de como as relações de poder se organizam para os grupos dominantes é essencial para o entendimento das condições de saúde entre grupos racializados. Assim, os esforços quanto à elaboração de estratégias de aprimoramento dos currículos acadêmicos nos cursos de odontologia, planejamento de pesquisas e de políticas públicas sociais e de saúde devem considerar o aspecto estrutural e institucional do racismo.

O eBook está sendo disponibilizado gratuitamente no formato eletrônico. Para fazer o download do guia, clique no link abaixo.

eBook Racismo Estrutural e Saúde Bucal