II° Encontro dos Alunos e Ex-alunos do Curso de Especialização em Ortodontia da UFMG

Nos dias 18 e 19 de novembro, aconteceu no auditório da Faculdade de Odontologia da  UFMG, o “II° Encontro de Alunos e Ex-alunos do Curso de Especialização em Ortodontia da UFMG”, evento este organizado pelos professores da disciplina de Ortodontia e que contou com mais de 120 participantes (foto). Foi um sucesso, com a participação expressiva de ex-alunos do curso de Especialização em Ortodontia da UFMG, bem como de outras instituições de ensino, além de ortodontistas clínicos de todo estado de Minas Gerais. Todos os presentes ficaram satisfeitos com os cursos de alto nível técnico, científico e com ampla evidência clínica.
O Evento foi aberto com a palestra do Professor Ricardo Tanus Valle, membro fundador da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor orofacial, que enfatizou em sua palestra os critérios diagnósticos da DTM em pacientes ortodônticos. Em seguida, o Professor da FO-UFMG Wagner Henriques Castro, coordenador do Serviço Especial de Diagnóstico e Tratamento em Odontologia do Hospital das Clínicas da UFMG, discorreu sobre o diagnóstico Orto-Cirurgico e sua importância para o planejamento multidisciplinar. O período da tarde iniciou-se com a palestra do Professor Associado de Ortodontia da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Moresca,  abordando o diagnóstico voltado para as Metas Estéticas no Tratamento Ortodôntico. No dia 19 foi a vez do Professor Rodrigo Hermond Cançado, do curso de Mestrado Profissionalizante em Odontologia da UNINGÁ, que ministrou durante todo o dia uma belíssima aula de propriedades dos fios ortodônticos, baseando na prática clínica.
Houve um momento marcante neste encontro, quando os atuais alunos do curso de Especialização em Ortodontia fizeram uma homenagem especial ao nosso querido mestre José Ferreira Rocha Júnior que se aposentou recentemente (foto). O docente recebeu a homenagem após 33 anos de atuação na disciplina de Ortodontia da UFMG.