Em breve: Cursos de Verão da Faculdade de Odontologia da UFMG – Revisão Sistemática e Bioestatística

Em fevereiro de 2017 acontecerá o primeiro Programa de Verão em Métodos Avançados na Pesquisa Odontológica promovido pelo Colegiado de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG, no qual dois cursos serão coordenados e ministrados por professores do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia (OPO).

O Curso de Verão – Revisão Sistemática, coordenado pela Profa. Dra. Carolina de Castro Martins (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764492J9), acontecerá na primeira semana de fevereiro de 2017, entre os dias 06 e 11/02 (segunda-feira à sábado), com um total de 45 horas aula. O público-alvo serão pesquisadores da área da saúde, com graduação concluída em qualquer área do conhecimento, interessados em aprender o método de revisões sistemáticas e atuarem com base na Prática Baseada em Evidências (PBE). A proposta é que os alunos iniciem e desenvolvam uma revisão sistemática, contando com a supervisão individual de professores com ampla experiência em revisões sistemáticas, Dra. Carolina de Castro Martins, Dr. Lucas Guimarães Abreu e Dr. Saul Martins Paiva. O curso será composto por aulas teóricas sobre aspectos relacionados a PBE, meta-análise, avaliação da qualidade metodológica, extração dos dados e redação de revisões sistemáticas (20 horas) e aulas práticas em que os alunos desenvolverão em sala de aula as etapas iniciais de uma revisão sistemática (25 horas).

O Curso de Verão – Bioestatística, coordenado pela Profa. Dra. Isabela Almeida Pordeus (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781206A9), será realizado no período de 13 a 18 de fevereiro de 2017 (segunda-feira à sábado), com carga horária total de 45 horas. O público-alvo do curso serão pesquisadores da área da saúde interessados em aprofundar seus conhecimentos em bioestatística, eixo central para leitura crítica de artigos científicos, que irão nortear a PBE. Além disso, o conhecimento de bioestatística é fundamental para o planejamento das metodologias dos estudos científicos. Este curso tem como objetivo proporcionar ao aluno um aprofundamento técnico científico sobre desenhos de estudo, cálculo amostral, introdução ao SPSS, análises bivariadas com testes paramétricos e não-paramétricos, análise de cluster, modelos de regressão multivariados, análise multinível e estatísticas de validação questionários. O corpo docente será composto por professores permanentes do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMG (Nota 6 CAPES – Avaliação Trienal 2013) (https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDo3ZWM1ZmI2Mzg3ODI5ODM3). Além da Profa. Dra. Isabela Almeida Pordeus, o curso contará com a participação efetiva dos professores: Dra. Cristiane Baccin Bendo, Dr. Lucas Guimarães Abreu, Dr. Saul Martins Paiva, Dra. Fernanda Morais Ferreira, Dr. Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu, e Dra. Ana Cristina Borges de Oliveira.

Em breve, serão divulgadas maiores informações sobre as inscrições.