ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA FO-UFMG CRIAM A LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE INFANTIL (LASI)

Oficializada em Agosto de  2018, a Liga Acadêmica de Saúde Infantil (LASI) consagrou-se com o protagonismo dos estudantes de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é mais um dos atuais esforços na promoção da área da Odontopediatria. A LASI fundamenta o seu caminho em cima de três pilares principais: o ensino que permite o aperfeiçoamento contínuo nas diversas temáticas da saúde infantil com impacto direto e/ou indireto na saúde bucal, a extensão que proporciona a experiência de retribuir para a sociedade serviços em saúde na área de Odontopediatria (oferta embasada na construção coletiva do conhecimento), e por fim a pesquisa, que está inserida no contexto de desenvolvimento de trabalhos científicos, a partir da experiência que a LASI irá propiciar, tendo sempre a excelência acadêmica como agente norteador.

Os membros fundadores e atuais diretores da LASI são os acadêmicos de graduação Jonathan Lopes de Lisboa (presidente), Lorena Castro Rocha (vice-presidente), William Soares Campos (diretor científico), Talita Barros Sabino (secretária) e Kátia Kely Bragança de Souza (tesoureira). Os alunos são tutorados pela Professora Doutora Patrícia Maria Zarzar e pela Professora Doutora Fernanda Bartolomeo Freire-Maia.

Membros fundadores e atuais diretores da LASI com as professoras tutoras Patrícia Maria Zarzar e Fernanda Bartolomeo Freire-Maia.

No último dia 02 de agosto de 2018, os alunos contaram com a brilhante aula inaugural realizada pelas professoras do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia (OPO), a Professora Doutora Isabela Almeida Pordeus e a Professora Doutora Fernanda Bartolomeo Freire-Maia. A professora Isabela falou sobre o “Atual Panorama da Odontopediatria no Brasil” e a professora Fernanda falou sobre “Odontopediatria: onde tudo começa“. A aula inaugural foi introduzida pelo atual Coordenador do Colegiado de Graduação da FO-UFMG, o professor Doutor Ênio Lacerda Vilaça e o contou com uma expressiva presença de alunos e professores da FO-UFMG.

O atual Coordenador do Colegiado de Graduação da FO-UFMG, Professor Doutor Ênio Lacerda Vilaça, durante a abertura da aula inaugural da LASI.

A Professora Doutora Isabela Almeida Pordeus e o atual Presidente da LASI Jonathan Lopes de Lisboa .

A Professora Doutora Fernanda Bartolomeo Freire-Maia e a atual Vice-Presidente da LASI Lorena Castro Rocha.

Professores e alunos reunidos durante a aula inaugural da LASI.

Ao longo dos últimos anos, houve um aumento significativo na participação dos alunos em atividades relacionadas à Odontopediatria na FO-UFMG que exigem um espírito de liderança. Isso se deve em parte pelo empenho e dedicação dos dos alunos, além do incentivo e apoio constante dos professores do OPO. Segundo o acadêmico Jonathan Lopes de Lisboa (um dos fundadores e atual presidente da LASI), “é uma felicidade imensa ver um sonho se tornar realidade, pretendendo trazer conhecimento para os acadêmicos de Odontologia na dimensão multidisciplinar e também para a comunidade, por meio de atividades, mídia e palestras“.

Para os demais alunos da FO-UFMG com interesse em participar da LASI, estão sendo ofertadas 13 vagas para graduação e 02 pra pós-graduação. A seleção será realizada por meio de entrevista oral, análise do histórico escolar e do RSG no próximo dia 16 de Outubro de 2018.

As inscrições para seleção deverão ser realizada atráves do link