Objetivo Geral
Capacitar o aluno do Curso de Fonoaudiologia a reconhecer aspectos de normalidade e as patologias do sistema estomatognático, destacando o conhecimento dos tipos de dentições, nomenclaturas dos dentes, lesões de mucosa, cariologia, aspectos psicossociais dos hábitos orais, dieta, distúrbios alimentares, bruxismo, distúrbios do sono e periodontia.
Ementa
Proporcionar ao estudante de fonoaudiologia o conhecimento das características do sistema estomatognático, destacando a importância da integração das áreas odontologia/fonoaudiologia.
Conteúdo
1 Importância da integração fono/odonto
2 Características das dentições/Cronologia e sequência de erupção dos dentes decíduos e permanentes
3 Traumatismos Dentários
4 Dieta
5 Distúrbios alimentares
6 Lesões de mucosa
7 Cariologia
8 Hábitos Bucais/ Hábitos de sucção não nutritiva: etiologia e aspectos psicossociais
9 Bruxismo
10 Periodontia
Método
- Os conteúdos de videoaulas serão gravados nas plataformas YouTube e os links serão disponibilizados para os estudantes no mural do Moodle.
- As atividades didáticas presenciais (Fórum de discussão síncronos) acontecerão na plataforma Teams.
- Os exercícios de fixação avaliativos assíncronos serão disponibilizados no Moodle.
Avaliação
As atividades avaliativas serão previamente estabelecidas e postadas pelos professores de cada conteúdo da disciplina no Moodle com o prazo máximo de uma semana antes do prazo de entrega pelo aluno(a). Cada professor determinará o tipo de atividade avaliativa da sua unidade, podendo elas serem constituídos por exercícios de fixação, resenhas, estudos dirigidos, fóruns, elaboração de materiais didáticos (folders, cartilhas e etc) e seminários, dentre outros. Abaixo, encontram-se os prazos máximos para envio das atividades avaliativas pelos alunos no Moodle.
Atividade Avaliativa da Unidade 1 – 19/12/2020 – valor 8 pontos
Atividade Avaliativa das Unidade 2 e 3 – 11/01/2020 – valor 8 pontos cada
Atividade Avaliativa da Unidade 4 -25/01/2021 – valor 8 pontos
Atividade Avaliativa da Unidade 5 – 01/02/2021 – valor 8 pontos
Atividade Avaliativa da Unidade 6 – 08/02/2021 – valor 8 pontos
Atividade Avaliativa da Unidade 7 – 22/02/2021 – valor 8 pontos
Atividade Avaliativa da Unidade 8 – 01/03/2021 – valor 8 pontos
Atividade Avaliativa da Unidade 9 – 08/03/2021 – valor 8 pontos
Atividade Avaliativa da Unidade 10 – 15/03/2021 – valor 8 pontos Trabalho final via Moodle dia 22/03/2020 – valor 20 pontos
Alunos(as) que deixarem de realizar um ou mais exercícios de fixação avaliativos poderão realizar atividades avaliativas. substitutivas.
Cronograma
A ser definido pelo Colegiado de Graduação e com as demais disciplinas do módulo.
Informações Adicionais
Profa. Dra. Junia Maria Cheib Serra-Negra (coordenadora), Profa. Dra. Raquel Gonçalves Vieira de Andrade (Sub-coordenadora), Profa. Dra. Joana Ramos Jorge, Profa. Dra. Cristiane Baccin Bendo, Profa. Dra. Isabela Almeida Pordeus.
Turma: 2º período
Carga horária (hs/aula): 45 horas teórica
Créditos: 3
Referências
Unidade 1 – Interação Fonoaudiologia/Odontologia
• Figueiredo RF, Santos BL, Aguiar AP, Silva LM, Crepaldi MLS,Crepaldi AA. Relação interdisciplinar entre ortodontia e a fonoaudiologia. Rev FAIPE. 2018; 8(1):85-100.
• Silva TR, Canto GL. Integração odontologia-fonoaudiologia: a importância da formação de equipes interdisciplinares. Rev. CEFAC [Internet]. 2014; 16(2): 598-603. Unidade 2 – Características das Dentições.
• Patrianova ME, Kroll CD, Bérzin F. Sequência e cronologia de erupção dos dentes decíduos em crianças do município de Itajaí (SC). Rev Sul-Bras Odontol. 2010;7(4):406-413.
• JABA-Recordati – A formação dos primeiros dentes e a erupção dentária (https://www.jaba-recordati.pt )
• Ramos-Jorge Joana. Sinais e sintomas associados com a erupção de dentes decíduos: estudo longitudinal.2010, UFMG.
(Dissertação de mestrado em odontopediatria) (http://hdl.handle.net/1843/ZMRO-8ZLPAJ)
Unidade 3 – Traumatismos Dentários
• Caldeira C.Manual de trauma ( http://www.fo.usp.br/wp-content/uploads/Manualtrauma.pdf).
• Zarzar P, Ferreira FM. ()https://www.odonto.ufmg.br/opo/wp-content/uploads/sites/6/2017/11/guia-de- PREVEN%C3%87%C3%83O-para-traumatismo-em-dentes-de-leite-EBOOK.pdf)
Unidade 4 – Dieta
• Auad SM, Pordeus IA. Nutrição e sua influência nos processos de odontogênese, erupção e desenvolvimento da cárie dentária. Rev CRO MG. 1999; 5(3):151-155.
• Batista Luciana Rodrigues Vieira, Moreira Emília Addison Machado, Corso Arlete Catarina Tittoni. Alimentação, estado nutricional e condição bucal da criança. Rev. Nutr. 2007; 20(2):191-196.
• Fagundes ALA, Leite ICG. Inter-relações entre dieta, história de cárie, saliva e função intestinal em crianças de 5 a 13 anos em Descoberto, Minas Gerais. Rev CRO-MG. 2000; 6(1):18-23.
• Santos SP, Vieira GO, Scavuzzi AI, Gomes Filho IS. Práticas alimentares e cárie dentária – uma abordagem sobre a primeira infância. Rev Assoc Paul Cir Dent 2016;70(1):12-18.
• Video Alimentação e saúde bucal ( https://youtu.be/o30Rzvb8Ico)
Unidade 5 – Transtornos Alimentares
• Traebert J, Moreira EAM. Transtornos alimentares de ordem comportamental e seus efeitos sobre a saúde bucal na adolescência. Pesqui. Odontol. Bras. 2001;15(4):359-363.
• Video Transtornos Alimentares (https://www.youtube.com/watch?v=mohJz_HyoMY )
Unidade 6 – Lesões de Mucosa Bucal
• Hipólito Ramon Aluâne, Martins Carlos Roberto. Prevalência de alterações da mucosa bucal em adolescentes brasileiros institucionalizados em dois centros de reeducação. Ciênc. saúde coletiva. 2010; 15( Suppl 2 ): 3233-3242.
• Melo AR, PiresI SMS , Ribeiro CF , Albuquerque Jr RLC ,Melo AUC. Prevalência de lesões bucais diagnosticadas no laboratório de patologia bucal da Universidade Tiradentes (2002- 2010). Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac.,2013;13(2):109-114.
• Lopes, J. M. A.; Moreira, A. N.; De Almeida, R. S.; Torres, S. A. S.; Aranega, A.M.; Ponzoni, D.Frenectomias e
frenotomias uma abordagem clínica. Rev. odontol. UNESP.2014;43:183.
Unidade 7 – Cárie Dentária
• Maltz Marisa. Cariologia: Conceitos Básicos, Diagnóstico e Tratamento Não Restaurador. Série Abeno: Odontologia Essencial – Parte Clínica. Artes Médicas, 2016, 144p.
• Paiva FPF, Passos IA, Madeiro AT, Oliveira AFB, Chaves AMB. Aspectos clínicos e histológicos da cárie aguda X crônica. Revista Odontológica de Araçatuba. 2006;27(1): 49-53.
• Santos SP, Vieira GO, Scavuzzi AI, Gomes Filho IS. Práticas alimentares e cárie dentária – uma abordagem sobre a primeira infância. Rev Assoc Paul Cir Dent 2016;70(1):12-18.
Unidade 8 – Hábitos Bucais
• Pereira TS; Oliveira F, Cardoso MCAF. Associação entre hábitos orais deletérios e as estruturas e funções do sistema estomatognático: percepção dos responsáveis. CoDAS 2017;29(3):e20150301.
• GISFREDE, Thays Ferreira et al. Hábitos bucais deletérios e suas consequências em Odontopediatria. Rev. Bras. Odontol. . 2016;73(.2): 144-149.
• SERRA-NEGRA Júnia Maria Cheib, PORDEUS Isabela Almeida, ROCHA JR José Ferreira. ESTUDO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE ALEITAMENTO, HÁBITOS BUCAIS E MALOCLUSÕES. Rev Odontol Univ São Paulo [Internet]. 1997; 11(2): 79-86.
Unidade 9 – Bruxismo
• Fonseca J, Almeida AM, Dias RB. Bruxismo: do diagnóstico a reabilitação. SPDOF. 2019.133 p.
• Serra-Negra JM. Bruxismo: atualização dos conceitos, prevalência e gerenciamento. APCD. 2018(http://www.apcd.org.br/index.php/noticias/1242/em-foco/23-05-2018/bruxismo-atualizacao-dos- conceitos-prevalencia-e-gerenciamento).
• Serra-Negra JM. O peso do mundo sobre os dentes (https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/bruxismoo-peso-do-mundo-sobre-os-dentes-das-criancas- 2964741e.html)
• Video sobre Bruxismo https://www.youtube.com/watch?v=ZPaUcBaLHg0&t=14s
• Video Porque precisamos dormir https://www.youtube.com/watch?v=Pcof_0KFIxY
Unidade 10 – Periodontia
• Steffens JPP, Marcantonio RAC Classificação das Doenças e Condições Periodontais e Peri-implantares 2018: guia Prático e Pontos-Chave 2018. Rev Odontol UNESP. 2018; 47(4): 189-197.
• Cunha CC. Dificuldade para pronunciar e a relação com a avaliação miofuncional. 2004 (tese doutorado em psicobiologia) USP Ribeirão Preto. 150p.
(https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-03102013-143156/publico/Cristina_Campos_Cunha.pdf)
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