Objetivo Geral
Proporcionar ao estudante de graduação a oportunidade de conhecer e atuar em ações de cuidado e promoção de saúde voltadas para o público infantil oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS) levando em consideração pressupostos éticos.
Pré Requisitos
Não tem.
Objetivos Específicos
Proporcionar ao estudante de graduação a oportunidade de:
– Conhecer e intervir nas políticas de atenção à saúde e saúde bucal da criança desenvolvidas no SUS;
– Conhecer e intervir nas principais doenças da população infantil por meio de ações de promoção de saúde;
– Atuar juntamente com as equipes de saúde e das UMEIS em programas e projetos de promoção de saúde para a população infantil;
– Atuar junto às famílias que recebem bolsa família.
Ementa
Compreensão, análise e proposta de intervenção com base na determinação social da condição de saúde bucal da criança em ações de promoção de saúde.
Conteúdo
– Apresentação da disciplina
– Introdução à Saúde da criança: epidemiologia e políticas de atenção
– Quem é a criança brasileira: aspectos demográficos, sociais e culturais
– Conhecendo as ações de promoção de saúde e cuidado para a criança nas UBS e UMEIS
– Conhecendo as características das crianças.
– Levantamento das estratégias utilizadas pelo serviço para acessar a população infantil.
– Levantamento do número de crianças e condição de saúde bucal da área de abrangência da UBS, principais problemas de saúde
– Caracterização da saúde da população infantil
Método
Aulas expositivas dialogadas, visita técnica a campo, trabalho em grupo.
Avaliação
– Avaliação do aluno pelo profissional/equipe do serviço
– Prova escrita
– Desempenho das atividades do aluno em campo (verificar presença, pontualidade, participação e envolvimento)
– Relatório de atividades desenvolvidas (de acordo com modelo da disciplina)
– Mapa conceitual (seminário final)
– Auto avaliação
– Avaliação pelos pares
Cronograma
A ser definido pelo Colegiado de Graduação e com as demais disciplinas do módulo.
Professores e Informações Adicionais
Profa. Dra. Fernanda de Morais Ferreira (Coordenadora), Paulo Antônio Martins Júnior (Sub-coordenador), Profa. Dra. Cristiane Meira Assunção, Prof. Dr. Marco Aurélio Benini Paschoal e Profa. Dra. Raquel Gonçalves Vieira de Andrade.
Turma: 4º período
Carga horária (hs/aula): 30 horas (10 teórica e 20 prática)
Créditos: 2
Referências
- Carta de Ottawa. In: 1ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. Ottawa, Canadá; 1986 [acesso em 08 fev 2019]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf
- SILVA Jr., A.G.; ALVES, C.A. Modelos Assistenciais em Saúde: desafios e perspectivas. In: MOROSINI, M.V.G.C.; CORBO, A.D.A. (Org.) Modelos de Atenção e a Saúde da Família. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2007. p. 27-41.
- CARVALHO, L.A.C.; SCABAR, L.F.; SOUZA, D.S.; NARVAI, P.C. Procedimentos Coletivos de Saúde Bucal: gênese, apogeu e ocaso. In: Saúde e Sociedade. São Paulo: v.18, n.3, p.490-499, 2009.
- SANTIAGO, W.K.; WERNECK, M.A.F.; FERREIRA, E.F. O processo de inserção da Odontologia no PSF de Belo Horizonte/MG: um estudo qualitativo com base na visão da equipe de Coordenação de Saúde Bucal e cirurgiões dentistas do Programa Saúde da Família. Arquivos em Odontologia (UFMG), v. 45, p. 211-219, 2009.
- RIBEIRO, J.O.G.; MONTEIRO, S.M.O.S.; VASCONCELOS, M.; ABREU, M.H.N.G.; WERNECK, M.A.F. As ações de saúde bucal na estratégia saúde da família em um município de médio porte de Minas Gerais. SaBios (Faculdade Integrado de Campo Mourão. Online), v. 7, p. 25-34, 2012.
Expediente
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