Objetivo Geral

Instrumentalizar o/a estudante para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), abordando aspectos da teoria do conhecimento, da ética na pesquisa, da formatação científica e da apresentação de trabalhos científicos.

Ementa

A Introdução à pesquisa. O delineamento de projeto de pesquisa.  Teoria do Conhecimento Científico.  Ética na Pesquisa. A estrutura do trabalho científico. Realização da busca da literatura em bases científicas. A confecção de citações e de referências segundo ABNT. A apresentação de trabalhos científicos sob a forma de Pôster e Oral.

Conteúdo

  1. Introdução da Disciplina;
  2. Introdução à pesquisa e delineamento de projeto de pesquisa;
  3. Teoria do Conhecimento Científico;
  4. Ética na Pesquisa;
  5. Estrutura do trabalho científico;
  6. Busca da literatura;
  7. Citações;
  8. Referências;
  9. Apresentação de trabalhos científicos (Pôster e Oral)

Método

Para o desenvolvimento do conteúdo teórico é realizada uma explanação do conteúdo e, em seguida, os estudantes se dividem em grupos pré-estabelecidos e, sob a supervisão e orientação dos professores, realizam atividades de fixação/exercícios diretamente vinculados ao tema de estudo e se assemelhando à demanda real do conteúdo. Há ainda leitura prévia de textos e a realização de sua síntese com discussão em sala de aula. Utiliza-se ainda do ambiente virtual para o processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação

A avaliação do conteúdo ministrado é realizado por meio da realização dos exercícios  definidos para cada unidade de ensino.

Cronograma

A ser definido pelo Colegiado de Graduação e com as demais disciplinas do módulo.

Professores e Informações Adicionais

Profa. Dra. Isabela Almeida Pordeus (Coordenadora).

Turma: 2º período

Carga horária (hs/aula): 30 horas

Créditos: 2

Referências

ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. 15. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997. 176p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 446 de 12 de Dezembro de 2012. Disponível em : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização bibliográfica de publicações técnico-científicas. 9.ed.rev. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. 263p.

FERREIRA, Raquel Conceição et al. (Org.) Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Odontologia da UFMG: guia para elaboração. Belo Horizonte: UFMG, 2016. 68p. Disponível em: https://www.odonto.ufmg.br/tcc/guia-do-tcc/

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Comissão de Ética no Uso de Animais. Como Elaborar os Protocolos CEUA. Disponível em : https://www.ufmg.br/bioetica/ceua/

Desenvolvido pelo Núcleo de Informática da Faculdade de Odontologia da UFMG