Pós-graduação em Odontologia seleciona para mestrado, doutorado e mestrado profissional

O Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMG está com inscrições abertas para seus três cursos. São 32 vagas para o mestrado, 36 para o doutorado e 20 para o Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública. As inscrições seguem até 10 de junho e devem ser feitas no site do Colegiado de Pós-graduação em Odontologia (CPGO). Para se cadastrar, é preciso preencher o formulário on-line e pagar a taxa de inscrição de R$ 188,94.

Conforme previsto na Resolução nº 02/2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, há reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros: 9 no mestrado, 11 no doutorado e 4 no mestrado profissional. Também haverá processos seletivos para seleção de um candidato indígena e uma pessoa com deficiência para cada curso ofertado.

O processo seletivo é composto de duas avaliações on-line, de caráter eliminatório e classificatório, que serão aplicadas de 27 de junho a 1º de julho. Também nesse período, a banca de seleção realiza a análise de currículo, também de caráter eliminatório e classificatório. As bibliografias para as provas gerais e específicas estão indicadas nos anexos dos editais, disponíveis na página que reúne informações sobre os processos seletivos.

Os cursos

O mestrado e o doutorado do Programa de Pós-graduação em Odontologia são divididos em sete áreas de concentração: Clínica Odontológica, Endodontia, Estomatologia, Odontopediatria, Patologia Bucal, Periodontia e Saúde Coletiva. Essas linhas de atuação, devidamente articuladas, proporcionam ao estudante uma flexibilização curricular e o trânsito entre saberes. O Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública, por sua vez, tem o objetivo de formar profissionais com habilidade para a gestão de serviços de saúde e competência de desenvolver pesquisas, analisar dados, preparar diagnósticos, planejamento, avaliação e intervenções nesses serviços.