A 35ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO aconteceu em Campinas entre os dias 01 e 04 de setembro de 2018. Trata-se do maior evento de pesquisa odontológica do Brasil. Pela Faculdade de Odontologia da UFMG, neste ano, foram apresentados 134 trabalhos científicos nas diversas áreas do conhecimento, por alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Muitos destes trabalhos foram realizados em colaboração com outras instituições do Brasil e exterior. Destes, 11 trabalhos foram premiados, sendo dois em primeiro lugar nas suas áreas de conhecimento. Parabenizamos todos os discentes de graduação e pós-graduação, bem como os docentes que participaram do evento. Segue abaixo a lista dos trabalhos premiados nesta última reunião da SBPqO.

1ºLugar: Programa Saúde na Escola: análise dos fatores e condições que interferem na atuação das Equipes de Saúde Bucal. Waleska Torres de Azevedo Mendes*, Lorrany Gabriela Rodrigues, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu, João Henrique Lara do Amaral, Mara Vasconcelos.

1ºLugar: Tradução, adaptação transcultural e validação da versão brasileira do Oral Health Literacy-Adults Questionnaire (BOHL-AQ). Eliete Rodrigues de Almeida*, Maurizia Elsa dos Santos Rossi Garcia, Saul Martins Paiva, Isabela Almeida Pordeus, Fernanda Morais Ferreira.

Menção Honrosa:

Consumo em binge por adolescentes e possíveis fatores associados: estudo exploratório. Jonathan Lopes de Lisboa*, Mariana Oliveira Guimarães, Raquel Gonçalves Vieira-Andrade, Viviane Colares, Raquel Conceição Ferreira, Patricia Maria Pereira de Araujo Zarzar.

Menção Honrosa:

Adaptação transcultural do Clear Communication Index para o português do Brasil: Angélica Maria Cupertino Lopes Marinho*, Fernanda Morais Ferreira, Ana Cristina Borges-Oliveira, Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu.

Menção Honrosa:

Impacto de condições bucais na qualidade de vida de crianças/adolescentes com síndrome de Down: Camila Faria Carrada*, Flávia Almeida Ribeiro Scalioni, Lucas Guimarães Abreu, Isabela Almeida Pordeus, Rosangela Almeida Ribeiro, Saul Martins Paiva.

Menção Honrosa:

Reabilitação com próteses totais em idosos com histórico de Hanseníase: avaliação do uso, satisfação e impacto na qualidade de vida. Anna Rachel dos Santos Soares*, Luisa Rodrigues de Abreu Carvalho, Rafaella Mendes de Jesus, Lorrany Gabriela Rodrigues, Josué Gomes Costa, Carlos José de Paula Silva, Marco Túlio de Freitas Ribeiro, Raquel Conceição Ferreira.

Menção Honrosa:

Associação entre senso de coerência e desfechos relacionados à condição periodontal em crianças e adolescentes: Lucas Guimarães Abreu*, Edison Andrés Cruz Olivo, Rafael Jordão Storino, Marcela Faria Moura, Alexandre Godinho Pereira, Luís Otávio de Miranda Cota, Fernando de Oliveira Costa.

Menção Honrosa:

Contribuição da experiência de dor de dente para o impacto da cárie dentária na qualidade de vida relacionada à saúde bucal de pré-escolares: Cristiane Meira Assunção*, Monalisa da Nóbrega Cesarino Gomes, Ramon Targino Firmino, Matheus de França Perazzo, Ana Flávia GranvilleGarcia, Fernanda Morais Ferreira, Saul Martins Paiva.

Menção Honrosa:

Perfil da resposta imunológica antitumoral de osteossarcomas orais: um estudo multicêntrico: Diego Antonio Costa Arantes*, Sara Ferreira dos Santos Costa, Felipe Paiva Fonseca, Helder Antonio Rebelo Pontes, Cassiano Francisco Weege Nonaka, Elismauro F de Mendonça, Aline Carvalho Batista, Pollianna Muniz Alves.

Menção Honrosa:

Avaliação da eficácia e eficiência do laser de diodo e do eletrocautério no tratamento da hiperplasia fibrosa inflamatória: José A. Almeida de Arruda*, Alessandro Oliveira de Jesus, Michelle D. Porto Matias, Isadora Pereira Gomes, Leandro Napier de Souza, Lucas Guimarães Abreu, Ricardo A. de Mesquita.

Menção Honrosa:

Arco dentário reduzido e qualidade de vida relacionada à saúde bucal: o uso de prótese altera a associação? Luisa Rodrigues de Abreu Carvalho*, fernanda lamounier campos, Anna Rachel dos Santos Soares, Julya Ribeiro Campos, Loliza Luiz Figueiredo Houri, Chalub , Raquel Conceição Ferreira.