Medalha Mendes Pimentel

A cerimônia foi realizada no dia 09/set/2019, em sessão pública dos conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão, que comemora os 92 anos da UFMG e os 90 anos da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Matéria publicada na edição 2.071 do Boletim UFMG traz um breve currículo de cada homenageado.

A medalha foi instituída pela Portaria 017, de 28 de março de 2007, alterada pela Portaria 082, de 7 de maio de 2014. Foi entregue pela última vez em 2017, durante as comemorações dos 90 anos da UFMG. A comenda tem o nome do professor Francisco Mendes Pimentel, primeiro reitor da Universidade.

Seis ex-reitores – Jaime Arturo Ramírez, Clélio Campolina Diniz, Ronaldo Tadeu Pena, Ana Lúcia Gazzola, Francisco César de Sá Barreto e Tomaz Aroldo da Mota Santos – receberam a medalha Mendes Pimentel, concedida a instituições, personalidades ou servidores que se destacaram pela relevância de sua contribuição à UFMG. A medalha também foi entregue aos professores José Israel Vargas e Roberto Assis Ferreira. Os professores Henrique Cláudio de Lima Vaz (padre Vaz) e Jorge Brovetto Cruz receberam homenagem póstuma.

Os nossos diretores da unidade da FO, Henrique Pretti e Rogéli Tibúrcio, foram prestigiar a homenagem.

Fonte: UFMG (https://ufmg.br/)