* ODONTOLOGIA CONTRA O SARAMPO * 

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença se manifesta, inicialmente, com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), coriza, tosse e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções (ou aerossóis) presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode se manter em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes, como as que temos presenciado, recentemente.

Em função do contato próximo e frequente com a boca e o nariz dos pacientes, os estudantes e profissionais da odontologia tornam-se ainda mais expostos à doença, devendo estar atentos à sua situação vacinal.

Desta maneira, A Faculdade de Odontologia, em parceria com o DAST / UFMG, CASU, SMS-BH e as enfermeiras FAO UFMG, realizaram uma campanha de vacinação ofertando, gratuitamente, a vacina contra o sarampo que também protege contra caxumba e rubéola. Participaram docentes, discentes, TAE’s, terceirizados dos quadros da FAO, assim como demais servidores de outras unidades e público externo.

É a Faculdade de Odontologia da UFMG firmando seu compromisso perante à comunidade acadêmica, zelando, sempre, pela sua saúde, segurança e qualidade de vida. Vacine-se, proteja-se!

Promoção: SMS-BH, DAST-UFMG e CASU.