Antigo prédio da Faculdade de Odontologia será transformado em Museu

A antiga edificação da Faculdade de Odontologia da UFMG  foi tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) em setembro de 2013 e sua demolição é terminantemente proibida. Por lei, essa edificação somente pode ser utilizada para atividades de museu, centro de documentação ou biblioteca. Atendendo a legislação, o prédio da União foi oficialmente cedido à Polícia Federal em outubro de 2013 com a finalidade específica para a implantação do Museu Nacional de Ciências Forenses.

Esse museu é uma iniciativa inédita em toda a América Latina. Ele foi instituído pela Portaria do Ministro da Justiça n° 913, de 02 de junho de 2014, no âmbito do Departamento de Polícia Federal. Trata-se de um projeto inovador em segurança pública em nosso país, focado em ciência, tecnologia, educação e cultura, como finalidade de discutir a utilização das ciências na análise de provas materiais em prol da Justiça. É uma iniciativa intimamente ligado à promoção dos Direitos Humanos e à redução da impunidade em nosso país. Um museu de ciência e técnica, vivo e dinâmico, onde laboratórios periciais produzirão conhecimento em tecnologia aplicada à análise de vestígios. A mobilização visa chamar atenção dos parlamentares para incluir a reforma da edificação, estimada em 30 milhões de reais, no orçamento federal de 2016.

Mobilizando a comunidade

No próximo domingo, 24 de maio, entre 10:00 e 12:00 h, em encerramento à Semana Nacional dos Museus, a Associação do Moradores do Bairro Cidade Jardim, realiza um abraço simbólico ao prédio da antiga Faculdade de Odontologia da UFMG, localizado à rua Conde de Linhares 141, em uma mobilização de apoio à Polícia Federal para rápida reforma da edificação visando a implantação do Museu Nacional de Ciências Forenses (MNCF).Os moradores do entorno do prédio apoiam a iniciativa pelo seu valor cultural, educacional e pela efetiva ocupação de um prédio abandonado, depredado, sujo e que vem servindo de esconderijo para desocupados e usuários de drogas.

A pedido da Associação de Moradores, a Polícia Federal permitirá a entrada da população no prédio durante o ato cívico, para que aqueles que queiram, possam conhecer o estado deste bem público, abandonado há 13 anos. Pessoas eminentes de diversas áreas já confirmaram presença, entre elas, Maria Ignez Mantovani, presidente-diretora do ICOM-Brasil (Internacional Council of Museums), que falará sobre a importância de museus de ciência e tecnologia para um país.