Os Futuros estudantes da Faculdade de Odontologia da UFMG possuem diversas formas de ingresso, as principais são:

Vestibular

Para se tornar um aluno regularmente matriculado em um curso de graduação na UFMG, o estudante precisa se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio -ENEM- realizado anualmente, e ser aprovado através do Sistema de Seleção Unificada- SISU. Para mais informações acesse ufmg.br/sisu .

Transferência

A aceitação de um aluno de outra Instituição de Ensino Superior (IES), seja ela nacional ou estrangeira, é condicionada à existência de vagas remanescentes. Para mais informações acesse a página do Diretório de Registro Acadêmico.

Obtenção de novo titulo

A Obtenção de Novo Título é permissão dada aos portadores de diploma de curso superior para fazer novo curso na UFMG. Esse procedimento está condicionado à existência de vagas e se dá mediante processo seletivo (por meio do Enem), para provimento de vagas no primeiro semestre letivo, seguindo as determinações da Resolução do Cepe, conforme edital específico e em datas previstas no Calendário acadêmico.

Intercâmbio

A UFMG recebe estudantes estrangeiros no âmbito de Programas de Mobilidade e de Convênios de Cooperação, estabelecidos com Universidades estrangeiras. Os alunos podem frequentar até dois semestres acadêmicos na Universidade. O Grau é atribuído pela instituição de origem, sendo emitido um certificado com o devido aproveitamento de disciplinas na UFMG.

Podem participar de intercâmbio estudantes de Graduação e Pós-graduação regularmente matriculados em instituição estrangeira de nível superior, com as quais a UFMG tenha cooperação acadêmica. Conheça as instituições conveniadas clicando no menu Convênios. A UFMG não exige uma prova de proficiência de Português para o ingresso do aluno estrangeiro, mas todas as aulas, atividades acadêmicas e exames são feitas nesta língua. Assim, recomendamos um nível intermediário na língua.

Programa Estudante Convênio – Graduação e Pós-graduação (PEC-G e PEC-PG)

O Programa Estudante-Convênio de Graduação e Pós-graduação é resultado de acordos de cooperação cultural, científica e tecnológica assinados entre países em desenvolvimento visando à formação de recursos humanos. Possibilita que estudantes, professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior desses países realizem seus estudos no Brasil.

As embaixadas brasileiras nos países conveniados estão encarregadas da divulgação do programa e do processo de seleção.

Pós-Graduação

Para se candidatar a um curso de pós-graduação, o estudante deve possuir um diploma de graduação em uma instituição de ensino superior. A admissão obedece critérios de seleção e os requisitos variam de um curso para outro. Geralmente os exames consistem na apresentação de um plano de estudos, prova específica e arguição.

O estudante estrangeiro tem que se candidatar e ser aprovado no exame de seleção, para que possa receber a carta de aceitação, com a qual se habilita a solicitar o visto de estudante.

A aceitação oficial está condicionada ao cumprimento, pelo candidato, de todas as outras etapas a que se submetem os demais candidatos brasileiros.

Refugiados Políticos

Ingresso decorrente da aceitação de refugiados políticos como alunos de cursos de Graduação, de acordo com a Resolução n° 03/2004, do CEPE/UFMG.

O protocolo de requerimentos é feito, pessoalmente, no DRCA (Unidade Administrativa III – Campus Pampulha), nas seguintes datas e horários, mediante a apresentação dos documentos abaixo relacionados:

Para ingresso no 1º semestre de 2016: 04 a 06 de janeiro / 8h30 às 11h e 13h30 às 16h
Para ingresso no 2º semestre de 2016: 01 a 03 de junho   / 8h30 às 11h e 13h30 às 16h

1. Requerimento contendo nome completo, curso pretendido, endereço, telefone e e-mail
2. Comprovação de reconhecimento da condição de refugiado pelo CONARE (original)
3. Cédula de identidade expedida pela Polícia Federal do Brasil (original e cópia nítida)
4. Comprovante de regularidade da estada no Brasil (original e cópia nítida)
5. Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio (original e cópia nítida)
6. Parecer de equivalência de estudos de Secretaria Estadual de Educação, no caso de conclusão do ensino médio no exterior (original e cópia nítida)

Os requerentes cujos pedidos forem deferidos devem, obrigatoriamente, efetuar o registro acadêmico no DRCA.

Mais informações : site@odonto.ufmg.br

Fonte : Departamento de Relações Internacionais e Departamento de Registro e Controle Acadêmico