Università degli Studio di Pàdova concede certificado com honra ao mérito para professora Júnia Serra-Negra por sua dedicação durante seu pós-doutorado

No ano passado, a professora do OPO Júnia Serra-Negra (foto) foi agraciada com uma bolsa CAPES para realização de pós-doutorado na Università degli Studio di Pàdova, Itália. Ela desenvolveu seu estágio pós-doutoral no período de abril a outubro de 2016, tendo sido seis meses de intensa atividade no exterior. A experiência envolveu ainda uma preparação da professora que, previamente ao estágio, enquanto desenvolvia suas pesquisas e orientações na UFMG, fez questão de se dedicar ao estudo a língua italiana, mesmo tendo recebido orientação de seu supervisor, professor Daniele Manfredini, de que a comunicação poderia se dar em inglês. A professora Júnia comentou que o fato de dominar a língua local foi um desafio, mas ao mesmo tempo lhe abriu portas, tanto em Pàdova como em outras Universidades Italianas, tais como: Bologna, Ferrara, Verona, Treviso e La Sapienza di Roma onde ministrou cursos sobre o bruxismo em crianças. Ela também foi palestrante em dois congressos europeus: o 2o. Congresso do GSID (Grupo di Studio Italiano Disordini Craniomandibulare) e o European Sleep Research Society Congress, em Bologna. Após estas participações, ela recebeu convites para ministrar Aula Inaugural do Curso de Especialização em Odontopediatria nas Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade de Lisboa, em Portugal. Essa parceria com Portugal já gerou um estudo de pesquisa multicêntrico que avaliará a associação de bruxismo e perfil do ciclo circadiano em universitários. Portanto, mesmo após o retorno da professora a suas atividades no Brasil, essas parcerias com pesquisadores europeus continuarão e poderão contribuir ainda mais para o Programa de Pós Graduação em Odontologia da UFMG. A professora comentou que, em todas as suas palestras, fazia questão de exaltar a nossa instituição e de destacar o trabalho em equipe dos professores da Odontopediatria da FO-UFMG. Como produto das parcerias e pesquisas desenvolvidas na Europa, a professora já elaborou e submeteu cinco artigos em importantes revistas internacionais, tendo sido em quatro deles a primeira autora. Parabenizamos a professora Júnia Serra-Negra que representou brilhantemente nossa instituição no exterior!