Professora de Odontopediatria da FAO UFMG participa do 66° Congresso da Organização Europeia de Pesquisa em Cariologia (ORCA)

Entre os dias 3 e 6 de julho a Professora Doutora Cristiane Meira Assunção do Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente (SCA) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAO UFMG) participou do 66º Congresso da Organização Europeia de Pesquisa em Cariologia (66TH ORCA), na cidade de Cartagena na Colombia. Esse congresso ocorre uma vez ao ano, reunindo os maiores especialistas em Cariologia, de diversos países.

Durante o evento foram apresentados trabalhos nas sessões de estudos clínicos, epidemiologia, des e remineralização, desgaste erosivo, microbiologia, resposta pulpar e fluoretos sendo que os resumos foram publicados num número especial da revista Caries Research. Geralmente o congresso ocorre na Europa, mas esse ano, ao ser realizado na Colombia, contou com expressiva participação de pesquisadores latino americanos.

A professora Cristiane Meira Assunção apresentou o trabalho “Influence of Oral Health Literacy in preventive measures execution considering fluoride use: RCT preliminary results”, parte de seu projeto de Pós Doutorado, realizado em parceria com os professores do departamento do SCA Fernanda Morais Ferreira, Júnia Maria Cheib Serra-Negra e Saul Martins Paiva, da professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG Márcia Gomes Penido Machado e das alunas do Programa de Pós Graduação em Odontologia da UFMG Clarissa Lopes Drumond e Sara Oliveira Lisboa.

A professora Cristiane Meira Assunção durante a apresentação oral no 66º ORCA.

A professora Cristiane relatou que “Já havia participado de outras edições do ORCA quando cursava o Doutorado, mas dessa vez foi ainda mais especial. Foi a primeira vez representado a UFMG e apresentando um tema que ainda é pouco discutido, o alfabetismo em saúde bucal. O trabalho foi muito bem recebido, despertando a curiosidade sobre o construto utilizado para avaliar o nível de alfabetismo, bem como suscitou discussões sobre o uso racional de fluoretos, especialmente na primeira infância”. A professora ressaltou ainda que há uma demanda para discussão de outros trabalhos com foco nos relatos de pacientes, sendo este um tema emergente na pesquisa em Odontologia.

A professora Cristiane durante a apresentação oral do poster do seu trabalho científico.

Segundo a professora, por se tratar de um congresso voltado a cariologia, há um maior aprofundamento nos debates sobre diagnóstico, opções minimamente invasivas de tratamento, uso racional de fluoretos entre outros temas importantes. As atividades realizadas num mesmo local, incluindo programações culturais, permitiram um convívio maior ente os participantes, possibilitando a formação de novas parcerias entre os pesquisadores. Ainda de acordo com ela “É uma ótima oportunidade de ver o que os maiores centros de pesquisa em cariologia têm investigado, pois são trabalhos ainda não publicados, alguns com resultados parciais, contribuindo muito para a atualização sobre diversos temas.”

Palestra de abertura do evento sobre o estado atual do ensino em Cariologia na América Latina.

No pré evento do congresso, ocorreu a discussão sobre o currículo de cariologia das universidades latino americanas, Education Platform Meeting, com relatos das Universidades da República Dominicana, Chile e Colombia. A professora ressaltou que o Brasil está a frente de muitos países vizinhos, já tendo em diversas instituições a inserção da Cariologia como disciplina e utilizando métodos de diagnóstico de cárie internacionalmente reconhecidos, como o ICDAS. Para ela, “O Brasil é referência no ensino e na pesquisa em Cariologia, e tem participado ativamente dessas discussões no ORCA. É com satisfação que vejo estratégias de ensino que temos planejado usar aqui na UFMG, como o e-learning da plataforma ICCMS com os futuros alunos do curso se aperfeiçoamento a atualização em Odontopediatria, serem indicados por especialistas referência na área. Trazer para nossos alunos o que de mais atual tem sido discutido em cariologia é uma grande responsabilidade e alegria.”