Orientação sobre alimentação saudável na Clínica de Odontopediatria

Como parte integrante do projeto de extensão “Gerenciamento do Banco de Dados do CASEU/Setor OPO”, as discentes do 5º período, Larissa Murta Vieira e Lorena Castro Rocha, realizam semanalmente, atividade de orientação a pacientes e pais/responsáveis, sobre alimentação saudável, na sala de espera da Clínica 8. O projeto de extensão, coordenado pelas professoras Sheyla Márcia Auad e Cristiane Baccin Bendo Neves, do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, tem como objetivo atuar como instrumento de suporte na gestão de informações acadêmicas e administrativas do setor de controle de pacientes da área de Odontopediatria.  Além disso, neste semestre, foi implementada uma nova vertente, com o desenvolvimento da atividade educativa em sala de espera.

As discentes abordam a importância de uma alimentação saudável de forma bastante ilustrativa, com mensagens objetivas, promovendo a interação com os pacientes e pais/responsáveis. A forma de abordagem do tema tem se mostrado eficaz, o que é evidenciado a partir de alguns depoimentos dos participantes:

“Eu não chupo bala, mas vou colocar menos Nescau agora, porque eu tava colocando quatro colheres.” (V., paciente, 7 anos)

“Eu gostei muito da apresentação. Vocês têm que fazer nos pátios das escolas públicas também, porque meu filho não me ouve, e em vocês ele acredita. Até a questão da cárie é relacionada à alimentação saudável que vocês disseram. Se não tiver o hábito de escovar os dentes, constantemente tem cárie. Um pacotinho de salgadinho, o que tem de sal é absurdo. Precisamos moderar nossa alimentação, atualmente meninos novos de 10-12 anos fazem exame e estão com colesterol alto, estão acima do peso, com obesidade. E as indústrias criam as propagandas para influenciar a gente a comer aquele produto, e esquecemos de olhar o rótulo”.  (A.E.M.S. pai de paciente)

“Eu adorei, vai ter uma repercussão muito grande lá em casa. Eu fiquei chocada com o Toddy, muito açúcar. Criança não come muita verdura e legumes, come coisas que não deve comer.  Eu gostei muito.  Ainda mais falando para as crianças, porque lá em casa eles não me escutam.” (J.F., mãe de paciente)

“Lamentavelmente meu filho não esteve presente na palestra, seria fundamental sua presença. Ele consome Nescau e guloseimas em abundância. Creio que vocês devam avançar no projeto e apresentá-lo na escola para conscientizar crianças sobre saúde de um modo geral. Apenas o pai falando às vezes não é muito eficaz, a conscientização coletiva e demonstrativa é muito interessante para assimilar melhor o açúcar ao produto.” (pai de um paciente de 10 anos que havia entrado para a consulta no momento da apresentação)

“Gostei porque mostrou a quantidade de açúcar no alimento, não sabia que tinha tudo isso, a Coca-Cola eu achei que tinha menos. O suco de caixinha também, vou tomar menos agora.” (B.E., paciente, 8 anos)

“Achei ótima a palestra, ela me ajudou a saber que tem muito açúcar nos alimentos. Lá em casa o problema é suco de caixinha e Coca-Cola. Mas estamos evitando e vamos trocar por sucos naturais.” (A.B., avó do paciente B.E.)

Para o próximo semestre pretende-se ampliar a atividade e com isso, envolver um número ainda maior de participantes. É mais uma iniciativa do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia visando a promoção de hábitos saudáveis para os pacientes e suas famílias!

Parabéns às discentes e professoras coordenadoras!!!