O curso de Odontologia na UFMG

Breve Histórico

O curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais iniciou suas atividades em agosto do ano de 1907, a princípio como Escola Livre de Odontologia de Belo Horizonte. Essa escola foi fundada por iniciativa de um grupo de profissionais, preocupados em responder às necessidades do Estado de Minas Gerais, quanto a formação de profissionais odontólogos. Em 1908 a escola adquiriu personalidade jurídica e formou sua primeira turma no mês de dezembro. Em 1911 foi criado o curso de Farmácia anexo ao curso de Odontologia. Em 1927, a Faculdade de Odontologia e Farmácia, e mais três unidades de ensino superior do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Direito, escola de Engenharia e escola de Medicina constituíram a Universidade de Minas Gerais (UMG). Em 1949 a UMG foi federalizada. Quatro anos depois, após ocupar várias sedes na cidade de Belo Horizonte, a escola de Odontologia e Farmácia transferiu-se para a Rua Conde de Linhares, no Bairro Cidade Jardim. A separação dos cursos de Odontologia e Farmácia ocorreu em 1960, objetivando maior autonomia para ambos os cursos. Atualmente, a Faculdade de Odontologia da UFMG se localiza no campus Pampulha sendo dotada de ampla infraestrutura e modernas instalações para a realização da prática odontológica.

O Ciclo Básico

A estrutura de todos os cursos de graduação da UFMG é integrada por um primeiro ciclo, também chamado de ciclo básico, que se organiza por áreas. Na área de Ciências da Saúde, o ciclo básico, com duração de dois anos, é oferecido pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e é obrigatório para os cursos de Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Veterinária. O primeiro ciclo contempla as áreas básicas da sáude como morfologia, fisiologia, biofísica, farmacologia, genética, bioquímica, imunologia, microbiologia e patologia geral.

O Ciclo Profissional

Na Faculdade de Odontologia, o ciclo profissionalizante, isto é, a fase pela qual ocorre o contato e o trabalho na prática odontológica, tem início no 4º período. Através dos quatro departamentos envolvidos na integralização do currículo, o aluno de Odontologia desenvolve nesse intervalo as habilidades específicas requeridas para a formação de um cirurgião-dentista integral, clínico generalista e integrante de equipe odontológica multidisciplinar.

Perfil profissional

O curso de Odontologia da UFMG tem como objetivo a formação de profissionais com vivência em diferentes realidades de atendimento odontológico, com ampla visão de saúde bucal e coletiva, com competência para tomar decisões, intervir a nível das necessidades globais da população, compreender e avaliar as políticas de saúde vigentes e com capacidade de atualizar-se quanto aos conhecimentos inerentes à prática odontológica. Estão no âmbito da prática profissional do cirurgião-dentista, a abordagem da promoção da saúde, da prevenção, terapêutica e reabilitação de pacientes portadores de alterações patológicas que acometem o sistema estomatognático. Em sua prática clínica esse profissional deverá articular os diversos determinantes do processo saúde-doença, e sua inter-relação com a totalidade da vida dos indivíduos, aplicando esse conhecimento, de forma específica, na área da saúde bucal.

O currículo prevê a formação na área das ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, sociais, da propedêutica clínica, clínicas odontológicas e odontopediatria.

O currículo do curso de odontologia tem como objetivo a formação de um cirurgião-dentista com o seguinte perfil:

  1. Que seja profissional integral, clínico generalista, integrante de equipe odontológica multidisciplinar, responsável pelo diagnóstico e planejamento integral das necessidades do paciente e capacitado a executar esse planejamento no que lhe compete pela sua formação.
  2. Que seja capacitado ao trabalho em equipe com delegação de função para pessoal auxiliar.
  3. Que tenha visão crítica que o capacite a atuar no nível das necessidades globais da comunidade.
  4. Que atenda ao paciente como uma unidade bio-psico-social.
  5. Que faça da promoção da saúde o eixo condutor de sua prática profissional.
  6. Que esteja capacitado a atualizar-se, pela educação continuada, nas novas exigências da profissão e fazendo análise crítica de trabalhos científicos.

Áreas de atuação

O Cirurgião-Dentista estará capacitado à atuar na clínica privada, serviços e programas de saúde pública, instituições de ensino e pesquisa e Centros de reabilitação.