Condições de Oferta

O aluno pode concorrer às vagas oferecidas pela Faculdade de Odontologia da UFMG através de seguintes formas de ingresso:

Vagas Anuais Vagas Remanescentes
  • Vestibular
  • Programa de estudantes-convênio
  • Obtenção de Novo Título
  • Rematrícula
  • Reopção
  • Transferência comum
  • Continuidade de Estudos
  • Transferência Especial
  •  Disciplina Isolada
  • Disciplina Eletiva/Graduação
A resolução 0791 do colegiado de graduação estabelece normas para distribuição de vagas e define critérios de classificação.
Vagas Anuais
O concurso vestibular
O concurso vestibular é aberto a candidatos que tenham concluído cursos médios ou equivalentes, consoante com o disposto na legislação aplicável. Através do concurso vestibular, a UFMG disponibilizará 120 vagas anuais para o ingresso no curso de Odontologia.
Mais informações: COPEVE – Comissão Permanente do Vestibular
O Programa de Estudantes-Convênio (PEC)
É um dos instrumentos de cooperação educacional, científica e tecnológica que o Governo Brasileiro oferece a outros países em vias de desenvolvimento, com participação de várias universidades. Na UFMG, as vagas oferecidas para o PEC são específicas do programa, e os estudantes estrangeiros aceitos não ocupam, portanto, vagas remanescentes ou as oferecidas no concurso vestibular. As condições para o ingresso dos alunos são estabelecidas na legislação pertinente.
Mais informações: DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico
Vagas Remanescentes
O número de vagas remanescentes não é pré-determinado, uma vez que elas são oriundas da desvinculação de alunos por determinação normativa, solicitação de transferência ou desistência formal do curso. Para concorrer às vagas remanescentes, os candidatos deverão atender às exigências estabelecidas no Regimento Geral e nas Normas Gerais do Ensino da Graduação da UFMG e se submeter a critérios seletivos estabelecidos pelos colegiados acadêmicos de cada curso.
Obtenção de Novo Título
É a oportunidade oferecida pela Universidade aos diplomados em curso superior reconhecido, independentemente de concurso vestibular, de se matricularem para um novo curso, em qualquer uma de suas áreas, sendo possível, a juízo do Colegiado do Curso, o aproveitamento dos créditos já obtidos.
Rematrícula
É a oportunidade que a UFMG dá ao aluno excluído da Universidade, de retomar seus estudos, desde que tenha integralizado, no mínimo, 50% dos créditos do currículo pleno de seu curso, vigente à época do pedido de rematrícula.
Reopção
É a oportunidade que a UFMG dá aos alunos nela ingressos por concurso vestibular, de se transferirem de um curso para outro sem a necessidade de prestarem novo concurso vestibular. Todavia é necessário que os interessados já tenham integralizado entre 35 e 75% dos créditos de seu curso, observando que a reopção só é concedida uma única vez.
Transferência Comum
Consiste na aceitação da matrícula de alunos oriundos de outras instituições de ensino superior, sendo necessário que haja a correspondência ou afinidade do curso original do aluno com o curso pretendido na UFMG. Além disso, ele já deve ter integralizado 30 créditos ou 450 horas em sua instituição de origem e ter ainda a cursar, na UFMG, pelo menos 45 créditos.
Mais informações: DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico
Outras formas de ingresso
Além das formas de ingresso acima descritas, a UFMG ainda recebe em seus cursos, independentemente de vagas, alunos que se enquadrem em uma das seguintes situações:
Continuidade de estudos
Permite que o aluno graduado pela UFMG em curso com mais de uma modalidade, habilitação e/ou ênfase, possa concluir outra modalidade, habilitação e/ou ênfase, de acordo com critérios estabelecidos pelo Colegiado de Curso, respeitado o tempo máximo de integralização do curso.
Transferência Especial
Aceitação de matrícula de alunos oriundos de outras instituições de Ensino Superior, em condições especiais, regidas por legislação federal.
Cabe ressaltar que, independentemente da forma de ingresso na Universidade, toda a vida acadêmica dos alunos é regida pelo Estatuto, Regimento Geral e Normas Gerais do Ensino de Graduação. Através do Guia Acadêmico, o estudante toma conhecimento de seus direitos e deveres como aluno e das oportunidades de crescimento que a UFMG lhe oferece durante sua permanência na instituição.
Mais informações: DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico.
Disciplinas Isoladas ou Eletivas
Além disso, existem outras formas de se vincular a FO-UFMG através do curso de disciplinas isoladas ou eletivas, regidas por protocolos estabelecidos pelo Colegiado de Graduação:
Disciplina Isolada
Será permitida a qualquer pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG, a matrícula em disciplinas isoladas integrantes dos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação, para complementação ou atualização de conhecimento.
Disciplina Eletiva/Graduação
É qualquer disciplina oferecida pela Universidade e que pode ou não estar incluída na integralização do curso.
Mais informações: DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico