Inscrição a Colação de Grau
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR COLAÇÃO DE GRAU
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Requerimento de Inscrição à Colação de Grau: Download
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Cédula de Identidade (original e cópia legível*);
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CPF (original e cópia legível*). Observe se já consta na cédula de identidade, senão traga o cartão de CPF ;
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Certidão de Nascimento ou Casamento, com data de expedição de no máximo 90 dias. Não são aceitas certidões fora deste prazo (original e cópia legível*);
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Comprovante de quitação com a Biblioteca da FAO UFMG ou outra que utilize. (solicitar o comprovante na biblioteca);
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Caso ainda precise integralizar horas, entregar documentação necessária para projeto, monitoria, pesquisa e outros. O formulário próprio encontra-se disponível na área do estudante minhaUFMG.
– A documentação completa tem que ser entregue na Secretaria do Colegiado de Graduação em data publicada pelo Colegiado;
– Após a colação de grau a documentação será enviada para o Departamento de Registro de Diploma. O acadêmico não precisa fazer requerimento para expedição do diploma. O processo é automático;
*Se a cópia for autenticada em cartório não é preciso apresentar documento original.
Solicitação de Colação de Grau Antecipada
- Conforme §3º, art. 66, da Resolução Complementar nº 03/2018, de 17 de Abril de 2018, Regimento Geral da UFMG, em casos excepcionais, a requerimento do interessado e a critério do Diretor da Unidade, poderá ser conferido grau em ato administrativo presidido pelo Diretor, na presença de, pelo menos, duas testemunhas ocupantes de cargos na Universidade, em dia, horário e local acordados entre o requerente e o Diretor da Unidade Acadêmica.
- O requerimento somente será avaliado por motivo de aprovação de residência/pós-graduação lato ou stricto sensu, seja por concurso público ou processo seletivo.
- Por tratar-se de um ato solene, a autorização para Colação de Grau Antecipada impossibilita a participação do aluno na Solenidade de Colação de Grau que ocorrerá ao final de cada semestre letivo, junto com a turma. Não é possível que a colação de Grau se realize mediante procuração, tendo em vista a sua natureza solene e personalíssima.
- O Colegiado de Graduação irá avaliar o pedido e, se o aluno estiver apto, o motivo do pedido será analisado pela Diretoria e o aluno será comunicado do resultado do requerimento, por meio do e-mail informado no ato da apresentação do requerimento.
- Caso deferido o pedido, serão informados a data e horário do ato acadêmico de colação de grau, que ocorrerá no prazo mínimo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data do recebimento pela Secretaria Geral e de acordo com a disponibilidade da Diretoria, independentemente da urgência do formando, devendo o mesmo se apresentar no local com antecedência de 20 minutos.
- Caso indeferido o pedido de antecipação, o aluno deverá colar grau na data da solenidade seguinte, que ocorrerá ao final de cada semestre letivo, junto com os demais formandos.
- Este formulário deverá ser devidamente preenchido e entregue na Secretaria do Colegiado de Graduação.