O Programa Traumatismos Dentários da Faculdade de Odontologia da UFMG teve início no ano de 1986, por meio da fundação da Clínica de Traumatismos Dentários, idealizada pela professora Maria Ilma Cortes e a então aluna de graduação (hoje Professora e Coordenadora do Programa) Juliana Vilela Bastos. A Clínica de Traumatismos Dentários surgiu com o propósito de dar apoio e atendimento aos pacientes portadores de lesões traumáticas dentárias no município de Belo Horizonte.

Figura 1: Profª Maria Ilma Cortes (à esquerda) e Profª Juliana Vilela Bastos (à direita), então aluna de graduação

No ano de 1990, foi elaborada a primeira cartilha do projeto, visando ações de promoção de saúde. O conteúdo da cartilha contém informações sobre medidas de prevenção aos traumas dentários, cuidados imediatos frente a acidentes e orientações aos pacientes e pais ou responsáveis.

Figura 2: Capa da cartilha “Cuidados e Orientação em Traumatismo Dentário”, lançada em 1990

No ano de 1993, a Clínica de Traumatismos Dentários foi oficializada como Projeto de Extensão, se consolidando como centro de referência na assistência integral ao paciente portador de LTD que recebe o primeiro atendimento emergencial no Hospital Municipal Odilon Behrens e é encaminhado para a FO-UFMG. O projeto Clínica de Traumatismos Dentários é uma iniciativa pioneira e hoje é o centro de referência no atendimento de pacientes portadores de lesões traumáticas dentárias no município de Belo Horizonte.

No ano de 2004, a Clínica de Traumatismos Dentários é articulada com o projeto Emergências Odontológicas do Hospital Municipal Odilon Behrens, surgindo assim o Programa Traumatismos Dentários. O Programa é uma iniciativa pioneira com o objetivo de melhorar o atendimento, propondo uma assistência integral e multidisciplinar ao paciente com traumatismos dentário, minimizando assim o impacto psicossocial do trauma na vida desses pacientes. A articulação dos vários setores da FO-UFMG  (ortodontia, dentística, endodontia…) teve reflexos positivos na produção de conhecimento científico e formação acadêmica – articulando pesquisa, ensino e prestação de serviço.

No ano de 2005, os projetos Atendimento Ortodôntico Interceptativo a Pacientes com Traumatismos Dentários, Restauração de dentes traumatizados e o Atendimento Odontológico a Criança com Traumatismos na Dentição Decídua passaram a integrar o Programa Traumatismos Dentários. A partir de então, o Programa assumiu uma forma multidisciplinar, capaz de atender o paciente portador de Lesão Traumática Dentária em todas as suas necessidades.

Figura 3: Projetos “Atendimento Odontológico a Criança com Traumatismos na Dentição Decídua” e “Restauração de dentes traumatizados”

No ano de 2015, com a aprovação da proposta Edital MEC ProExt 2016 o Programa passou por um grande salto de qualidade. A aprovação do edital é fruto da construção conjunta entre a UFMG e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, tendo como metas a ampliação das ações de extensão e o  fortalecimento do papel multiplicador do programa no enfrentamento do problema do traumatismo dentário no município de BH.

O Programa, atualmente, possui como alicerces os pilares PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, PROMOÇÃO DE SAÚDE e FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO. No que diz respeito à Prestação de Serviços, o paciente recebe o atendimento emergencial no HMOB e, então, é encaminhado à FO-UFMG, para receber atendimento na CTD ou na clínica de traumatismos em dentição decídua e, de lá, segue para o atendimento ortodôntico, restaurador ou para a implantodontia. Quanto à Promoção de Saúde, o programa vem, ao longo do tempo, elaborando cartilhas e campanhas educativas sobre traumatismos dentários, oferecendo informações relevantes à população em geral. Também vem sendo desenvolvido nos últimos anos um trabalho junto à Colônia de Férias da EEFFTO (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), oferecendo suporte em caso de acidentes e desenvolvendo atividades educativas e promotoras de saúde junto aos colonos. O site do Programa também surge como agente promotor de saúde, objetivando divulgar as ações realizadas e também informações simples sobre atendimento emergencial de trauma dentário, de fácil acesso para a população em geral. No que se refere a Formação/Capacitação, o programa participa de forma efetiva da formação de alunos de graduação, pós-graduação, especialização e Mestrado, participantes dos diversos projetos integrantes do Programa. Também tem uma forte interface com a produção científica através de levantamentos epidemiológicos, redação de capítulos de livros, TCC, teses, dissertações e artigos publicados em revistas. O Programa também tem uma parceria importante com o subprojeto TELEODONTOLOGIA– atuando através de teleconferências para capacitação das equipes de saúde da família na área de traumatismos dentários.

 

Figura 4: Cartilhas publicadas pelo Projeto “Clínica de Traumatismos Dentários”

A aprovação da proposta EDITAL MEC PROEXT permitiu a criação de nova frentes de trabalho no Programa ampliando, organizando e qualificando o atendimento clínico. Em julho de 2016 foram selecionados com a verba destinada pela proposta, 21 bolsistas para atuar: na ESTRUTURAÇÃO DOS BANCOS DE DADOS DOS PROJETOS (fornecem informações relevantes para pesquisas), NA ESTATÍSTICA (bolsistas para trabalhar com a parte estatística dos bancos de dados); BANCO DE IMAGENS DIGITAIS (parceria com o setor de radiologia da faculdade, adquirindo novos esquipamentos) e a PLATAFORMA INTERATIVA (site).

No ano de 2016 foi reforçada a parceria com a equipe de saúde bucal do SUS-BH por meio de reuniões com a coordenação técnica de saúde bucal e referências técnicas. Tais reuniões discutiram a elaboração de um protocolo para cuidado em traumatismos dentários e a organização do fluxo da rede de referência e contra-referência para o cuidado integral ao paciente portador de LTD. Além disso, a parceria propõe o oferecimento de cursos de capacitação para as equipes de saúde bucal e do HMOB e a implementação do protocolo, ações voltadas para a melhoria na qualidade de vida de pacientes portadores de lesões traumáticas dentárias (LTD)

Além disso, no ano de 2017, houve o desenvolvimento do I Circuito de Seminários Integrados do Programa Traumatismos Dentários, evento idealizado por alunos do programa, que em uma conversa de rotina relataram sentir falta de conteúdos teóricos voltados para a área de traumatismos dentários. O evento possui um caráter único e inovador, ao promover palestras multidisciplinares, depoimentos de bolsistas relacionados às suas experiências com o programa e a apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas no programa.

Com estas ações, o Programa Traumatismos Dentários estabelece, cada vez mais, uma relação consolidada, junto ao SUS-BH e ao HMOB, como centro de referência no atendimento ao paciente com LTD, além de ser também fonte de importantes trabalhos de pesquisa e promotor de ações de extensão, em conjunto com outras unidades. Venha conhecer nossos projetos!

Figura 5: Atendimento a paciente na Clínica de Traumatismos Dentários por alunos de graduação