1ª. Edição dos Cursos de Verão de Bioestatística e Revisão Sistemática para público externo

Foram ofertados pela primeira vez, na Faculdade de Odontologia da UFMG, os cursos de verão que aconteceram entre 06 a 18 de fevereiro de 2017. Estes cursos são atividades de extensão com o apoio do Colegiado de Pós-Graduação em Odontologia da UFMG, e coordenados por professores do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia (OPO), voltados para o público externo.

Os cursos ofertados foram:

– Curso de Revisão Sistemática, coordenado pelos professores do OPO Carolina de Castro Martins, Lucas Guimarães Abreu e Saul Martins de Paiva, com carga horária de 45 horas. O objetivo foi a capacitação para a prática baseada em evidências e desenvolvimento de revisões sistemáticas. Participaram um total de 19 alunos, sendo em sua maioria público externo (13), vindos da Universidade de Cuiabá, Fiocruz, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade de Uberlândia; e seis alunos internos da própria UFMG.

– Curso de Bioestatística, coordenado pelos professores do OPO Isabela Almeida Pordeus, Cristiane Baccin Bendo e Lucas Guimarães Abreu, com carga horária de 45 horas. O objetivo foi proporcionar aos alunos um aprofundamento técnico científico sobre desenhos de estudo, cálculo amostral, introdução ao SPSS, análises bivariadas com testes paramétricos e não-paramétricos, análise de cluster, modelos de regressão multivariados, análise multinível e estatísticas de validação de questionários. Participaram deste curso um total de 22 alunos, vindos da própria UFMG e de instituições como Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual da Paraíba, Fiocruz, Universidade Positivo (Paraná) e Universidade Ceuma (Maranhão).

Esta iniciativa dos cursos de verão na Faculdade de Odontologia da UFMG também contou com o Curso de Pesquisa Qualitativa, coordenado pelas professoras do Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Efigênia Ferreira e Ferreira e Andrea Vargas, com carga horária de 32 horas. O objetivo foi compreender a abordagem qualitativa em pesquisa e capacitação para utilização do método em estudos na área de saúde.

As inscrições para os próximos cursos serão divulgadas na página do Colegiado de Pós-Graduação da Faculdade de Odontologia da UFMG.

Por Carolina C Martins e Cristiane B Bendo