O MonitoraSB é uma proposta de monitoramento e avaliação da saúde bucal na Atenção Primária à Saúde. Desenvolvido por pesquisadores da UFMG, tem como objetivos qualificar e promover a eficiência no cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde.
O MonitoraSB está em andamento desde 2017 e surge a partir da necessidade de elaborar indicadores com os dados produzidos rotineiramente nos serviços de saúde bucal da APS. A equipe criou ferramentas tecnológicas que integram dados estratégicos provenientes da estratégia e-SUS APS e do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB): a Matriz Avaliativa, composta por 54 indicadores; o Painel Digital Interativo, que apresenta dados em gráficos, tabelas e mapas; e a Calculadora de Indicadores, que possibilita às equipes de Saúde Bucal locais (eSB) calcular alguns indicadores com autonomia. Também desenvolveram o Dicionário de Indicadores para auxiliar na interpretação dos resultados de monitoramento obtidos pelas equipes em cada indicador.
Outro foco fundamental do projeto é implementar essas ferramentas ao trabalho diário de gestores e profissionais de saúde, envolvendo a capacitação de equipes, adaptação aos contextos locais e criação de rotinas de uso das ferramentas digitais. As inovações desenvolvidas pelo MonitoraSB auxiliam gestores e as eSB a identificarem áreas de melhoria, promovendo decisões baseadas em evidências e otimizando a qualidade dos serviços de saúde bucal na APS.
A equipe conduz a Pesquisa de Implementação, um estudo quase-experimental baseado nos princípios da Ciência da Implementação, que utiliza abordagens mistas visando avaliar o processo e os efeitos da implementação. O MonitoraSB já é uma realidade em Minas Gerais e prepara-se para expandir seu território, alcançando 6 estados brasileiros.