FAO UFMG recebe Duda Salabert para aula inaugural do projeto TransOdonto

Por Luiza Galvão

O Centro de Extensão da Faculdade de Odontologia e a ONG Transvest iniciaram na quarta-feira (23) o projeto “TransOdonto: saúde bucal também é direito!” com a aula inaugural ministrada pela professora Duda Salabert, no Auditório Hélio de Senna Figueiredo

Além de professora, Duda é a fundadora da ONG e ativista dos direitos da comunidade transexual e travesti. Ela ressalta a importância desse projeto como direito básico de saúde e necessidade social.

“Não é de importância somente para a saúde bucal, mas da saúde mental e psicológica. Um trabalho como esse resgata a autoestima, contribui para a dignidade das travestis e transexuais e mais do que isso, está diretamente ligado ao mercado de trabalho, já que 90% de nós pessoas transexuais estamos na prostituição, porque somos expulsas do mercado de trabalho, um projeto como esse ajuda e muito a inserção das pessoas transexuais em outros espaços que não seja somente a prostituição”, afirma.

Luciana Gravito, Duda Salabert e Maria Inês Senna. Foto: Luiza Galvão /Assessoria CENEX FAO-UFMG

A professora nos contou como seria essa primeira aula.

“Vou traçar um mapa da realidade transexual na América Latina. Porque se o projeto vai tratar diretamente com pessoas transexuais, as pessoas voluntárias e os docentes têm que entender como é a transexualidade, já que nós somos tão excluídas que as pessoas cisgeneras têm pouco contato conosco no dia a dia. Não há muitas publicações científicas sobre o tema, sobre nossa realidade, então a única forma de entender o cotidiano da pessoa transexual é conversando com elas e acho que o espaço daqui é um espaço para conversa”, ressaltou.

Ela ainda afirmou a importância desse projeto em uma universidade pública.

“Um projeto como esse é um projeto político, primeiro porque cumpre a função social de uma universidade pública. Essa que tem dever ético de estabelecer pontes com a sociedade, a universidade de modo geral é muito ensimesmada, fica voltada só para si, para privilegiar os que já são privilegiados na academia e quando a Odontologia rompe essa bolha e começa a dialogar com a sociedade isso ilustra o que é um projeto de extensão e mais do que isso, ilustra o papel de toda uma universidade pública e mais ainda o dever ético e cidadão dos estudantes, porque se você está em uma instituição pública, você tem que retribuir esse conhecimento produzido aqui para o bem público. Acho que esse projeto encaixa nisso, por isso que é um projeto belíssimo, um exemplo para o Brasil”, disse Duda.

Após a aula ocorreu uma apresentação de dança Vogue pela artista Lázara dos Anjos.

Há uma grande expectativa e empenho da equipe com o desenvolvimento das atividades do Projeto nos próximos semestres.