As atividades de extensão têm, ao longo dos anos, representado parte significativa das atividades obrigatórias desenvolvidas no curso de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais – FO – UFMG. Tal característica se deve à própria natureza do curso que envolve, na prática clínica das disciplinas da graduação, o atendimento das necessidades odontológicas de setores carentes da população. Realizado no passado a partir da demanda espontânea que procurava atendimento na FO – UFMG, tal atendimento hoje é parte integrante da rede do Sistema Único de Saúde – SUS sendo executado dentro de uma proposta global da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Além das disciplinas clínicas da graduação, também faz parte do currículo da Graduação a disciplina Estágio Supervisionado, oferecida no nono período, oportunidade em que os alunos se inserem na rede pública de Belo Horizonte e outros municípios participando regularmente do planejamento e execução das políticas de saúde ali desenvolvidas.
Para além das atividades curriculares obrigatórias, a Faculdade de Odontologia tem oferecido de forma permanente, uma variada gama de projetos de extensão que possibilitam aos alunos, desde os períodos iniciais de sua formação, vivenciar a prática da odontologia dentro de uma perspectiva integral e multidisciplinar, articulada com outros cursos da área de saúde, e tendo como parâmetro a indissociabilidade com as demais atividades acadêmicas de ensino e pesquisa.
Nos últimos anos, além de um significativo aumento na quantidade de atividades oferecidas, conseqüentemente de alunos e professores envolvidos, observa-se uma mudança qualitativa e conceitual da extensão na FO – UFMG. Este processo não ocorreu de forma isolada, pelo contrário, se espelhou e contribuiu na construção de um projeto político para a extensão na UFMG e nacionalmente. Esta evolução tem sido pautada na discussão dos marcos conceituais e diretrizes e se reflete em uma nova cultura em torno da extensão: uma melhor organização interna, maior qualidade e impacto social, cultural e tecnológico das atividades extensionistas e por fim, uma nova relação mutuamente transformadora entre Universidade e sociedade.
Mais informações: Pró-reitoria de Extensão e Pequisa