O curso terá carga horária total de 12 horas (módulo único) e será baseada principalmente na problematização, partindo
da experiência e conhecimento prévio do aluno. Será discutido um caso a cada encontro na seguinte sequencia:
1. Inicialmente, será apresentado aos alunos imagens clínicas e/ou radiográficas do caso clínico em questão, juntamente
com informações clínicas básicas;
2. Em seguida, serão discutidos detalhadamente os principais achados clínicoradiográficos deste caso inicial;
3. Seguindo-se a elaboração de uma lista com os principais diagnósticos diferenciais, juntamente com a exposição dos
motivos que fazem estes diagnósticos diferenciais serem mais ou menos prováveis;
4. Serão apresentados os achados microscópicos de cada caso a fim de chagarmos ao diagnóstico final, com a proposta
terapêutica mais apropriada.
5. A partir de então, será realizada uma detalhada discussão a cerca de todos os aspectos biológicos da lesão abordada;
6. Concluiremos com a apresentação de mais alguns casos que receberam o mesmo diagnóstico a fim de permitir aos
alunos que consolidem o conhecimento ofertado por meio de mais exemplos clínicos.
Todo o curso será desenvolvido de forma remota;
As discussões síncronas serão realizadas por meio da plataforma Microsoft Teams;
As aulas assíncronas, previamente gravadas, serão diaponibilizadas na plataforma GoogleDrive para os alunos com
antecedência de 24hrs ao encontro síncrono;
A discussão síncrona será gravada e também será disponibilizada na plataforma GoogleDrive para que os aulos
possam assistir novamente e para que aqueles alunos que não puderam participar da discussão ao vivo possam assistir
ao conteúdo desenvolvido;
Todo o conteúdo do curso ficará disponível na plataforma GoogleDrive por mais um mês após o término do curso.
O curso terá uma carga horária total de 12 horas-aula distribuídas ao longo de 6 encontros de 2hrs. O desenho curricular
do curso será organizado da seguinte forma:
– Aula teórica sobre os conceitos diagnósticos em doenças da boca com o professor do curso;
– Aulas com apresentação e discussão de casos clínicos, seguida por contextualização teórica a ser apresentada pelo
professor do curso, com discussão sobre dados científicos de interesse para o entendimento da patogênese das lesões
orais discutidas.
A equipe docente será composta pelo professor Felipe Paiva Fonseca, pelo professor Ricardo Santiago Gomez, pelas
discentes de Pós-Graduação Maria Sissa Pereira SantAna, Gabriela Ribeiro de Araújo e Nathalia Rodrigues Gomes, e
pelos discentes de graduação em odontologia Lucas Ambrosio e Ana Luiza Perdigão. O professor será responsável pelo
planejamento pedagógico e elaboração do material didático do curso, além do desenvolvimento dos conteúdos
apresentados.
Boas vindas e introdução ao curso e ferramentas virtuais (02.08.2021)
Aula 1 (03.08.2021) Doenças periodontais não associadas a biofilme 2hrs
Aula 2 (05.08.2021) Doenças dos ossos maxilofaciais 2hrs
Aula 3 (10.08.2021) Doenças de mucosa oral 2hrs
Aula 4 (12.08.2021) Câncer de boca 2hrs
Aula 5 (17.08.2021) Câncer de boca 2hrs
Aula 6 (19.08.2021) Doenças de glândulas salivares 2hrs
Referências Bibliográficas Básicas
1. Shear M, Seight P. Cysts of the Oral and Maxillofacial Regions. John Wiley and & Sons, Ltd; 2008.
2. El-Naggar, AK, Chan, JKC, Grandis, JR, Takata, TSlootweg, PJ, editors. WHO Classification of Head and Neck Tumors.
lnternational Agency for Research on Cancer (IARC); 2017.
3. Neville, BW, Damm, DD, Allen, C. Oral and maxillofacial pathology. Elsevier Health Sciences; 2016.
4. Odell, EW. Cawson’s essentials of oral pathology and oral medicine e-book. Elsevier Health Sciences; 2017.
5. Dios, PD, Scully, C, de Almeida, OP, Bagán, JV, Taylor, AM. Oral medicine and pathology at a glance. John Wiley &
Sons, Ltd; 2016.