Informações Básicas

O Curso de Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptativa tem o objetivo sesenvolver no profissional, conhecimentos, habilidades e atitudes que o capacitem a atuar na prevenção e interceptação dos casos. A atividade didática concentra-se em torno dos aspectos preventivos e interceptativos da ortodontia, desenvolvendo no aluno a habilidade de apresentar e organizar seminários e palestras. Portanto, tornando-o um profissional altamente qualificado e apto a enfrentar o mercado de trabalho, preparando-o para o atendimento das más oclusões incipientes.
Objetivos específicos:
  • Preparar o profissional para que seja capaz da diagnosticar anormalidades de oclusão e classificá-los, distinguindo os casos de prevenção, interceptação e correção;
  • Habilitar o aluno a construir aparelhos ortodônticos destinados à prevenção e interceptação das más oclusões;
  • Fazer com que o profissional entenda as implicações do crescimento e desenvolvimento crânio-facial no desenvolvimento da oclusão normal e das más oclusões;
  • Prepará-los para que possam avaliar a qualidade metodológica empregada nas diversas publicações científicas da área, sendo capaz por si só de interpretar os resultados destes trabalhos.
  • Público alvo: Cirurgiões Dentista
  • Natureza do curso: Teórico e prático com atendimento de pacientes.
  • Número de vagas: 24
  • Periodicidade: Semanal

Mais Informações

PROFA. DRA. LENIANA SANTOS NEVES
Coordenadora

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (1996), mestrado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo (2007). Foi Professora e Sub-coordenadora do Curso de Especialização em Ortodontia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2005 – 2010), Coordenadora e Professora de Cursos de Especialização em Ortodontia em Belo Horizonte (2005 a 2016), Patos de Minas e Uberlândia (2011 a 2016), e Coordenou o Mestrado de Excelência em Ortodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Unidade São Paulo, de outubro de 2012 a dezembro de 2014. Atendeu em Clínica particular de 2003 a 2016. Revisora de periódico do American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Dentofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento da má oclusão de Classe II, ortopedia funcional e mecânica, análise facial, tratamento em pacientes não-colaboradores. Atualmente é Professora Adjunto C3 de Ortodontia no Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

PROF. DR. RODRIGO HERMONT CANÇADO
Subcoordenador

possui Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP) (1997), Mestrado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo(FOB/USP) (2003), Doutorado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP) (2005), Pós-Doutorado em Ortodontia pela Universidade de Toronto, Canadá (2012). Atualmente é Professor Adjunto C, Nível 1 da Disciplina de Ortodontia do Departamento de Odontologia Restauradora (ODR) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Revisor dos periódicos: American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, The Angle Orthodontist, European Journal of Orthodontics, Journal of Orthodontics, Head & Face Medicine, Journal of Applied Oral Science, Ortho Science, Revista Uningá, Journal of Orthodontics and Endodontics, BMC Oral Health, Journal of Oral and Maxillofacial Research, Journal of Orthodontic Research e Brazilian Journal of Oral Sciences. Consultor AD HOC da FACEPE. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Facial. Atuando principalmente nos seguintes temas: resultado de tratamento, fio ortodôntico, diagnóstico ortodôntico, plano de tratamento, má oclusão de Classe II, má oclusão de Classe III.

PROFA. DRA. SORAIA MACARI
Subcoordenadora

Possuí Graduação em Odontologia: Universidade de São Paulo (1995-1998); Mestrado em Odontologia (Odontopediatria): Universidade de São Paulo (200-2002); Especialização em Ortodontia: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2003-2005); Doutorado Sanduíche: Otago University Nova Zelândia (2013-1014); Doutorado em Biologia Molecular: Universidade Federal de Minas Gerais (2011- 2015). Pós Doutorado na Faculdade de Odontologia: Universidade Federal de Minas Gerais (2015-2016). Professora Adjunto de Ortodontia no Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2016-atualmente).

Cursos Relacionados