Informações Básicas

Objetivos gerais:
Desenvolver no profissional, conhecimentos, habilidades e atitudes que o capacitem a atuar na prevenção e interceptação dos casos. A atividade didática concentra-se em torno dos aspectos preventivos e interceptativos da ortodontia, desenvolvendo no aluno a habilidade de apresentar e organizar seminários e palestras. Portanto, tornando-o um profissional altamente qualificado e apto a enfrentar o mercado de trabalho, preparando-o para o atendimento das más oclusões incipientes
Metodologia:
A parte teórica/laboratorial do curso será ministrado no laboratório de ensino 3107 (laboratório de Ortodontia), e a clínica a ser utilizada será indicada posteriormente (de acordo disponibilidade) após distribuição das disciplinas da graduação. O curso prevê em sua carga horária aulas teóricas, práticas em clínica (atendimento ao paciente), práticas em laboratório (confecção de aparelhos ortodônticos). As aulas acontecerão quintas e sextas-feiras, no horário de 08:00hs às 12:00hs e das 14:00hs às 17:00hs e sábados das 08:00hs às 12:00hs, mensalmente.

As aulas teóricas e de planejamento têm como objetivo capacitar o aluno a desenvolver diagnósticos, estabelecer planos de tratamento dos pacientes a serem atendidos durante as atividades da clínica, atividades estas que se constituem no atendimento de pacientes carentes da comunidade.

Paralelas às aulas de clínica, os alunos terão aulas de laboratório onde aprenderão a confeccionar os alguns modelos de aparelhos ortodônticos utilizados na clínica de Ortodontia.

Trabalhando em duplas, estes terão a responsabilidade de elaborar um trabalho escrito com temas previstos pelos seus professores orientadores (monografia e/ou pôsteres), que deverá ser apresentado, ao final do curso, perante estes.

  • Público alvo: Graduados em Odontologia
  • Natureza do curso: Teórico, laboratorial e prático com atendimento de pacientes.
  • Número de vagas: 24
  • Periodicidade: Mensalmente

Mais Informações

Leniana Santos Neves
Coordenador

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (1996), mestrado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru Universidade de São Paulo (2007). Foi Professora e Sub-coordenadora do Curso de Especialização em Ortodontia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2005 – 2010), Coordenadora e Professora de Cursos de Especialização em Ortodontia em Belo Horizonte (2005 a 2016), Patos de Minas e Uberlândia (2011 a 2016), e Coordenou o Mestrado de Excelência em Ortodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Unidade São Paulo, de outubro de 2012 a dezembro de 2014. Atendeu em Clínica particular de 2003 a 2016. Revisora de periódico do American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Dentofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento da má oclusão de Classe II, ortopedia funcional e mecânica, análise facial, tratamento em pacientes não-colaboradores. Atualmente é Professora Adjunto 4 de Ortodontia no Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Rodrigo Hermont Cançado

Subcoordenador

Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP) (1997), Mestrado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo(FOB/USP) (2003), Doutorado em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP) (2005), Pós-Doutorado em Ortodontia pela Universidade de Toronto, Canadá (2012). Atualmente é Professor Adjunto C, Nível 2 da Disciplina de Ortodontia do Departamento de Odontologia Restauradora (ODR) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Revisor dos periódicos: American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, The Angle Orthodontist, European Journal of Orthodontics, Journal of Orthodontics, Head Face Medicine, Journal of Applied Oral Science, Ortho Science, Revista Uningá, Journal of Orthodontics and Endodontics, BMC Oral Health, Journal of Oral and Maxillofacial Research, Journal of Orthodontic Research e Brazilian Journal of Oral Sciences. Consultor AD HOC da FACEPE. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Facial. Atuando principalmente nos seguintes temas: resultado de tratamento, fio ortodôntico, diagnóstico ortodôntico, plano de tratamento, má oclusão de Classe II, má oclusão de Classe III.

Soraia Macari

Subcoordenadora

Graduação em Odontologia: Universidade de São Paulo (1995-1998); Mestrado em Odontologia (Odontopediatria): Universidade de São Paulo (200-2002); Especialização em Ortodontia: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2003-2005); Doutorado Sanduíche: Otago University Nova Zelândia (2013-1014); Doutorado em Biologia Molecular: Universidade Federal de Minas Gerais (2011- 2015). Pós Doutorado na Faculdade de Odontologia: Universidade Federal de Minas Gerais (2015-2016). Professora Adjunto de Ortodontia no Departamento de Odontologia Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (2016-atualmente).