Alunos de disciplina isolada têm acesso aos e-books da Biblioteca Universitária

Acesso é restrito aos livros eletrônicos e pode ser solicitado mediante envio de documentação por e-mail

Alunos devidamente cadastrados em disciplinas isoladas dos cursos da UFMG também poderão acessar as plataformas de e-books adquiridas pela Biblioteca Universitária (BU). Liberação foi feita após estudo de viabilidade empreendido por uma comissão de bibliotecários do Sistema de Bibliotecas.

“Apesar da demanda não ser grande, verificamos a necessidade de estender o acesso aos e-books para os alunos matriculados em disciplinas isoladas na UFMG, facilitando o ensino remoto. Importante ressaltar que esses estudantes poderão acessar apenas os livros eletrônicos, e não os impressos”, afirma Cleide Vieira, coordenadora da comissão.

Para ter acesso aos e-books,  é necessário solicitar um cadastro temporário no Sistema de Bibliotecas da UFMG, enviando um e-mail para a biblioteca da unidade onde está cursando disciplina isolada com a seguinte documentação: comprovante de matrícula emitido pelo curso, identidade e CPF. E para que o cadastro seja devidamente efetivado, também é fundamental informar um e-mail válido. Após ser cadastrado, o estudante deverá verificar as especificidades para acessar cada plataforma. O acesso permanecerá ativo até o momento de conclusão da disciplina isolada.

Acesso aos livros eletrônicos

O primeiro acesso, tanto na Minha Biblioteca, quanto na Pearson, é feito pelo Catálogo On-line da UFMG. Na tela inicial do catálogo, após digitar o termo de pesquisa e clicar em + Opções de Consulta, o usuário deverá selecionar a opção E-book em Tipo de obra.

Nos resultados da pesquisa será possível visualizar, ao lado do link da obra encontrada, um cadeado. Ao clicar sobre ele, aparecerá uma tela solicitando o login e senha de acesso ao usuário.  Se o e-book pertencer à Pearson, o usuário terá de preencher, em outra tela, informações como CPF, nome, sobrenome, e-mail e senha para o primeiro cadastro. Após esse primeiro acesso, é possível navegar diretamente nas plataformas e usufruir de todos os recursos lá disponíveis.

Já para acessar a  plataforma ProQuest’s Arts E-book Subscription, com conteúdos em artes que abrangem a graduação e pós-graduação, é necessário clicar em ‘solicitar conta’ no link  https://ebookcentral.proquest.com/lib/ufmgbr, preencher o formulário de solicitação e aguardar aprovação.

O acesso aos e-books da plataforma Árvore de livros, por sua vez, é feito mediante solicitação de login e senha de acesso, enviando um e-mail para bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br ou para chefiabiblioteca@fafich.ufmg.br . O período para acessar a plataforma é de trinta dias. Pode ser solicitada renovação desse prazo, condicionada à disponibilidade de logins no momento do pedido.

No  canal do YouTube Suporte à Pesquisa UFMG, o estudante poderá assistir aos vídeos sobre como acessar cada plataforma.

Fonte: www.bu.ufmg.br